O Pacto pela Digitalização nos municípios é uma das políticas públicas do programa EducaMT que tem como finalidade potencializar e ampliar as ações de melhoria da aprendizagem na rede municipal de ensino e contribuir com o atendimento das metas estabelecidas no Plano Nacional e Estadual de Educação, portanto, fazer o uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade”.
O município de são Jose do Xingu aderiu a essa parceria e com a orientação da Diretoria Regional de Educação -DRE Polo de Confresa, Giovany, oferece o curso “Enriquecendo a prática educativa com tecnologias digitais” que irá atender cerca de 30 professores da rede municipal.
Conforme proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
Esta formação é de nivelamento, com os conhecimentos iniciais em tecnologias educacionais para que todos possam desenvolver suas competências nas áreas: Pedagógica, Desenvolvimento Profissional e Cidadania digital. A formação visa formar professores com as competências digitais necessárias à implementação intencional e segura da tecnologia em sala de aula e conta com 04 módulos de oficinas presenciais sendo:
As competências digitais; Os dispositivos digitais na educação; Os recursos educacionais digitais e os Objetos digitais de aprendizagem; Curadoria e criação de materiais digitais.
E o último módulo: Planejamento de uma aula com tecnologia, com atividades realizadas de forma assíncrona, por meio de plataforma Virtual de Aprendizagem.
É a Prefeitura Municipal de São Jose do Xingu, através da secretaria municipal de Educação, firmando sempre parcerias que contribuam tanto com os profissionais quanto com a qualidade da educação na Rede Municipal.
Fonte: Assessoria da Prefeitura