Uma vitória, um sonho em realização. Foram com essas palavras que os produtores familiares presentes definiram a entrega da primeira etapa da Feira do Produtor de Chapada dos Guimarães, realizada pelo governo de Mato Grosso na tarde de segunda-feira (19.06).
Com a construção dividida em duas etapas, o espaço será destinado à venda de produtos da agricultura familiar, com uma estrutura preparada para dar aos produtores um ambiente com mais conforto, segurança e oportunidade de aumento nas vendas.
“Essa entrega é uma vitória. Estamos vendo um horizonte com esse espaço já com estrutura em andamento. Temos expectativa de que esse ambiente vai melhorar bastante para nós e para os clientes. Estamos vendo esse sonho sendo realizado”, disse Gilberto de Oliveira, produtor de embutidos e frios em Chapada dos Guimarães há cerca de oito anos.
Com investimentos de R$ 548 mil feitos por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e emenda parlamentar federal, a primeira etapa do projeto previu a construção dos muros, banheiros, administração, parte da cobertura e depósito de resíduos.
Na solenidade desta segunda-feira, também foi anunciado o convênio entre Governo Estadual e Prefeitura de Chapada dos Guimarães para o início das obras da segunda etapa, que terá investimentos na ordem de R$ 1.189.927,83 de recursos do Estado, via Seaf, emendas parlamentares estaduais e contrapartida da Prefeitura.
O presidente da Associação de Produtores e Feirantes de Chapada dos Guimarães (Asprofech), Antônio Divino da Costa, contou que o espaço será muito importante pela melhora nas condições de comercialização dos produtores da agricultura familiar e no atendimento ao cliente.
“Aqui em Chapada o clima é muito desigual. Tem dia que está claro, tem dia que dá um temporal com vento, e aí não conseguimos vender. Com essa obra teremos um espaço para o cliente vir comprar a mercadoria com tranquilidade”, ressaltou Antônio.
Presente na entrega da primeira etapa da Feira, o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou no discurso que Chapada é um município privilegiado pela natureza e tem espaço preservado no futuro de Mato Grosso, especialmente no turismo e agricultura familiar, com produção de frutas e verduras.
“Não vai faltar o apoio do Estado para esse desenvolvimento. Estamos dispostos e de mãos dadas com o produtor”, frisou.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, destacou que a feira de agricultura familiar é extremamente importante e conhecida não só pelos moradores, mas também pelos turistas, que conhecem e consomem os produtos feitos na região.
“Hoje entregamos a primeira etapa da obra. Após a conclusão da segunda etapa, o produtor passa a ter uma melhor apresentação dos produtos e os moradores e turistas terão um lugar para conhecer toda a variedade da produção da agricultura familiar”.
Para o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, o espaço fortalece a agricultura familiar do município, que conta com 1,2 mil produtores.
“A feira dos produtores faz parte da história da cidade e do dia a dia dos moradores. É mais que um local de compra, é também um local de interação da cidade com o campo, fortalecendo a agricultura família”, falou.
Froner destacou que os investimentos feitos pelo Governo do Estado na agricultura familiar do município estão permitindo um incremento na produção de alimentos que será positivo não só para quem planta, mas também para a população e visitantes, que terão um produto fresco e vendido com menor valor.
Na solenidade, a Seaf também anunciou o início de um projeto realizado em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) de fomento aos pequenos produtores de Chapada dos Guimarães, Nova Marilândia e Planalto da Serra. O projeto dará apoio a produtores com a cessão de kits de irrigação, caixa de abelhas, entre outras ações.
Também participaram da solenidade os deputados estaduais Paulo Araújo e Carlos Avallone, o secretário de Agricultura de Chapada, Sebastião Moreira da Silva (conhecido Treme-Terra), o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Mariano Fidelis, e demais vereadores.
Fonte: Assessoria da Prefeitura