No mês de fevereiro começa a reforma da histórica Fazenda Jacobina, localizada no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), que terá dentre as adequações, o uso de uma edificação do período colonial usado como senzala que passará a ter apartamentos para receber turistas. Com recursos na ordem de R$ 300 mil da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio o edital MT Preservar, que visa a preservação do patrimônio histórico e cultural Mato-grossense, o local será transformado em uma pousada com todas as acomodações, espaço para eventos e passeios.
O extensionista e turismólogo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Robson Junior Hartmann, fala que antiga fazenda de açúcar, cachaça e charque se tornará numa das mais emblemáticas pousadas da região em função de sua história e simbolismo econômico e cultural. Vão ser recuperados a fachada que receberá novo reboco e pintura, a antiga senzala que fica à direita da Casa Grande da Fazenda Jacobina, será remodelada.
Adriano mostrando onde os reparos serão feitos
De acordo com Robson, esta construção conta com quatro ambientes que se transformarão em cinco suítes, preservando a parte estrutural e os pisos originais serão mantidos. Além dos apartamentos, um cômodo na parte inferior da casa se tornará em uma sala de jogos com um pequeno museu, onde serão expostas peças e utensílios históricos da fazenda. Na parte externa a intenção é implantar uma trilha autoguiada e oferecer passeios de carroça e de cavalo. Outra oportunidade será o aluguel da capela para realização de eventos.
Adriano de Campos Lara, que é filho do proprietário e que atualmente gerencia a fazenda, conta que sua família é dona da propriedade há 100 anos e que está prestes a passar por uma reforma. No momento está tentando fechar os contratos de prestação de serviço, fazendo licitação e providenciando para começar a obra no mês de fevereiro. Após a reforma, o visitante poderá conhecer o antigo engenho de cana-de-açúcar, um museu, espaço para eventos e opções de passeio.
A previsão é que a obra comece em fevereiro e termine num prazo de seis meses. Neste período, enquanto a fazenda se prepara para operar como uma pousada, o empreendedor receberá orientação técnica da Empaer para sua formatação e operacionalização, que passarão por precificação, modelo de negócio, programa operacional, contratações e capacitações.
Fonte: @empaer_mt