Do total de 44 famílias que residem no assentamento Santana, no município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 km de Cuiabá), 30 receberam os títulos definitivos dos seus lotes; sete adquiriram a documentação de maneira simbólica e aguardam conclusão, e outros sete sequer foram chamados para recebimento por estarem suspensos por ausência de documentos ou estão em litígio na justiça. Moradores aguardavam pela documentação há 17 anos, mas agora são legalmente donos das terras. A documentação das 30 propriedades já totalmente concluídas está devidamente registrada em cartório. A ação faz parte das festividades de 293 anos de Livramento e conta a com a participação direta do Governo de Mato Grosso (Intermat) e Assembléia Legislativa (ALMT).
A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), na sede da associação e reuniu o presidente do Instituto de Terras (Intermat), Francisco Serafim Barros; o diretor rural do Intermat, Danilo Lima; o prefeito de Livramento, seu vice e dois secretários: Silmar de Souza, Thiago Almeida, Airton Arruda (sec. Desenvolvimento Rural), Paulo de Caraca (sec. Obras); a presidente da Câmara, Leila Mello e o vereador Manoel Gonçalo; Euclides Santos – representando o deputado Botelho; Euclides Silva – presidente da Associação, e os agraciados e demais moradores que prestigiaram o evento.
Ao fazer o uso da fala, o presidente da associação, agradeceu a todos que de uma maneira o outra colaboraram para que a titulação saísse, “inclusive Joemi e Dito Metello. Hoje é dia de festa para a comunidade. Hoje Intermat é Intermat e o governador Mauro Mendes mostra que faz”, falou Euclides.
“Eu vim aqui em dezembro de 2021, quando tomamos parte da situação debaixo deste pé de manga. E hoje estamos aqui para comemorar e vocês podem dizer que são os verdadeiros donos das propriedades de vocês”, completou Danilo Lima.
A dona Maria de Oliveira falou em nome da comunidade e disse que “graças a Deus hoje chegou o dia. E que Deus seja louvado por isso”.
Já a vereadora Leila Mello foi direta; “parabéns, a festa é de vocês por essa entrega, pois a melhor coisa do mundo é saber que algo realmente é seu”.
“O deputado Botelho pediu que eu aqui viesse e trouxesse a felicidade dele para com este momento e todos aqui agraciados”, salientou Euclides Santos.
Demonstrando grande satisfação pelo momento, o prefeito Souza ressaltou das dificuldades de como é resolver e transpor as coisas públicas, “mas sabemos dos nossos esforços para fazer acontecer. Vamos para o meu terceiro ano do meu segundo mandato e pensava que não iríamos conseguir entregar esses títulos”, disse Souza que ainda conclamou a todos a orar um Pai Nosso “em agradecimento aos títulos e as nossas vidas. Que Deus nos abençoe!”
“A cidade de Livramento completou 293 anos, mas quem recebe o presente são essas famílias por determinação do governador. Agrademos a parceria da Prefeitura em nome do prefeito Souza, da Assembléia Legislativa em nome do deputado Eduardo Botelho, mas sob a tutela total do governador Mauro Mendes que mandou carinhosamente um abraço a todos vocês. Vejam que o titulo é completo e registrado em cartório com matrícula e em forma definitivo”, concluiu Francisco Serafim.
Fonte: Assessoria da Prefeitura