Sophia @princesinhamt
Notícias

Facilitadores do Círculo de Construção de Paz recebem capacitação para atuar em transformação de conflitos.

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
15/05/2023 às 15:36:00
: Assessoria da Prefeitura

Facilitadores do Círculo de Construção de Paz, participaram de uma formação no Centro Educacional Paulo Freire, que teve início da na última quarta-feira (10) e foi encerrada na sexta-feira (12). Participaram professores, diretores de escolas, servidores públicos municipais e servidores do Poder Judiciário, além de estudantes de Campo Verde.

“Essa formação vai habilitar essas pessoas a realizarem, nas escolas e nas instituições aqui do município, o Círculo de Construção de Paz”, explicou a juíza Maria Lucia Prati, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campo Verde.

Conforme reforçou a magistrada, “o Círculo de Construção de Paz é uma roda de conversa estruturada. Ela tem um objetivo e é construída em etapas para que as pessoas possam falar de si e dos seus valores”.

O projeto começou a ser trabalhado em Campo Verde em agosto de 2022, e desde então, tem apresentado positivos. Em 2023, as atividades do Círculo foram realizadas nos meses de março e abril. “E estamos colhendo resultados significativos” destacou a juíza. “Há uma melhora no comportamento, no diálogo, nos relacionamentos escolares”, frisou. “E isso reflete no aproveitamento escolar, reflete no ambiente escolar. Há uma diminuição de violência. E também estamos tendo reflexos, pela pesquisa, em relações familiares, melhorando o diálogo entre os pais e os filhos”, ressaltou.

Diretora do Centro Educacional Paulo Freire, Luciene Silva Lima, vê o projeto de forma positiva e reconhece ser um privilégio desenvolver o Círculo de Construção de Paz. “É uma metodologia muito pertinente, muito eficiente e que vem atender as demandas da nossa escola”, afirmou ela.

Na opinião da educadora, o Círculo é uma possibilidade de promover mudanças na realidade dos alunos. Ela também pontuou que, desde que o projeto começou a ser desenvolvido, houve melhoras perceptíveis no comportamento dos estudantes.

De acordo com a diretora, as crianças que já participaram das atividades do Círculo apresentaram grandes avanços tanto em relação à inteligência emocional, quanto no relacionamento interpessoal e na empatia à história de cada um.  “Eu posso dizer com muita propriedade que esse movimento, essa metodologia tem contribuído de forma muito significativa”, frisou.

Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Ulysses Guimarães, Rafael Sedano Sabino afirmou ser extremamente necessário o desenvolvimento do projeto Círculo de Construção de Paz nas escolas e ressaltou que casos de ansiedade, estresse e de depressão têm aumentado entre os e os adolescentes.

“E no ambiente escolar, nós vimos buscando formas de solucionar isso, formas de tratar, com palestras [de] autoajuda. E o Círculo da Paz vem para complementar tudo isso, para ajudar a trabalhar. É algo completamente necessário. É uma forma que vai conectar, trazer a reconexão do jovem, com si mesmo e também como uma forma de tratamento psicológico”, disse ele.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.