Fred Moraes
Única News
O governo de Mato Grosso espera que com a extinção Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) o Estado economizará R$ 47,5 milhões anualmente. A companhia fundada em 1971, atua no estímulo ao desenvolvimento do setor mineral brasileiro. Inicialmente, era uma empresa de economia mista, atuando em pesquisa, lavra, comércio, e industrialização de minerais, tanto metálicos quanto não metálicos.Conforme o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a economia resultante da extinção da Metamat irá garantir que o Estado repasse mais recursos para outras áreas prioritárias que beneficiam o cidadão na ponta.
“O Governo de Mato Grosso tem como premissa uma gestão eficiente e responsável dos recursos públicos, buscando sempre entregar resultados para a sociedade. Ao centralizar as atribuições da Metamat na Sedec, direcionamos os investimentos para áreas prioritárias, que impactam a vida da população”, afirma o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.
À imprensa, o governador Mauro Mendes (União Brasil), comentou sobre o processo de extinção da autarquia. Segundo ele, mesmo sendo uma decisão difícil, precisa sempre pensar na eficiência dos cofres públicos e no equilíbrio fiscal.
“Nós já decidimos pela extinção da Metamat, trabalhamos nesse sentido, já nomeei o novo presidente que comandará o processo de extinção. É o mesmo que comandou a extinção da CEASA lá atrás, esse processo acontecerá de forma tranquila cumprindo os trâmites da legalidade, o mais rápido possível. Eu lamento, mas eu estou aqui para atender a grande maioria dos cidadãos mato-grossenses […] Então, nós temos que trabalhar sempre o principio da eficiência, de um Estado eficiente, com valor à sociedade. Gastar dinheiro corretamente, sem aumentar cargas de esforços”, defendeu Mauro.
Em 2019, o Governo já havia encaminhado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso um pedido de autorização para a extinção de cinco autarquias estaduais, incluindo a Metamat. Os deputados já deram a autorização ao Executivo estadual, que deu início ao processo de extinção na semana passada a fim de garantir uma melhor manutenção de despesas e aprimorar a eficiência dentro do serviço público.
Com o fim da Metamat, todas as atribuições da autarquia serão encaminhadas para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), sob o comando do secretário César Miranda, que já tem uma adjunta para este fim.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews