Ex-matriculados do cursinho pré-vestibular gratuito, ministrado pela Vale Vest, empresa que foi contratada pela Prefeitura de Jaciara em 2022, foram aprovados para estudar em instituições de ensino superior de Mato Grosso.
A estudante Julia Florentino, 18 anos, foi aprovada ao curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também ficou na terceira colocação do curso de agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
“Foi gratificante e uma experiência incrível. Apesar que foi um pouco cansativo por estudar em dois turnos, dia a todo no IFMT, e depois vinha à noite para me preparar, no anfiteatro. Eu falo com muito orgulho, porque foi um sacrifício essa conquista”, disse a jovem caloura, que conciliava o estudo do cursinho e do ensino médio no IFMT Jaciara.
Outra estudante do município foi Julhia Bastos, 18 anos, que ficou em primeiro lugar no curso de direito na Faculdade Eduvale, a qual teve 100% de aprovação, por meio do Programa Universidades para Todos (Prouni), do Governo Federal. “Graças ao cursinho e do meu esforço deram certo. Pois a Prefeitura cedeu o espaço público para estudarmos e está aí o resultado… Acredito que o esforço é individual. E, agradeço a oportunidade pela administração da cidade”, comentou a jovem universitária, que já iniciou suas aulas na faculdade.
Os ex-alunos freqüentaram as aulas do cursinho, que eram aplicadas no Anfiteatro “Jonas Pinheiro”, de segunda à sexta-feira, no período noturno, entre 10 de agosto e 16 de dezembro de 2022. Na época, foram abertas 100 vagas para estudantes de baixa renda e matriculados no ensino médio da rede pública e bolsistas do ensino privado. O cursinho foi coordenado pelo professor Brás da Silva Oliveira, da Vale Vest.
“Foi uma oportunidade muito grande em prepará-los, para terem acesso às universidades. A contratação do serviço pela Prefeitura foi satisfatória para nós. Principalmente, por buscar uma instituição séria e experiente como a nossa, que já ministrava cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para concursos no município. Enfim, investiu e deu condições de estudo gratuito aos cidadãos, com o objetivo dar continuidade ao estudo e à formação superior”, destacou o empresário, da Vale Vest.
Ao receber a noticia sobre os aprovados, a prefeita Andréia Wagner (PSB) parabenizou:
“Nosso intuito foi aumentar a igualdade de oportunidades aos nossos alunos da rede pública de ensino e dá condições para que todos possam ingressar nas universidades públicas, e por meio de ensino superior, melhorar a qualidade de vida. O cursinho foi sucesso e desejamos bons estudos a esses estudantes que ingressaram aos cursos superiores. Isso foi bom a todos e nos orgulhamos muito! Parabéns!”, disse a gestora do Poder Executivo Municipal.