Sophia @princesinhamt
Notícias

EUA negam extradição de pilotos responsáveis pela tragédia que vitimou 154 passageiros em voo no Mato Grosso

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) negou um pedido de extradição dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino, condenados pela Justiça Brasileira a pena de três anos, um mês e dez dias em regime aberto pela queda do voo 1907, da Gol Linhas Aéreas, em 2006, na cidade de Peixoto de Azevedo (672 Km ao norte de Cuiabá), causando a morte de 154 pessoas.

Os dois pilotos foram condenados em 2011 pela Justiça Federal da cidade de Sinop (480 Km de Cuiabá). Na ocasião, Joseph e Jean Paul pilotavam um jato Embraer Legacy, que acabou abalroando nas alturas com o avião comercial, que veio ao solo. À época, o fato causou uma comoção nacional e foi manchete nos jornais do Brasil e no exterior.

Reprodução

lepore.jpg

Os pilotos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve acórdão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), negando aos pilotos o direito de converter pena privativa de liberdade em pena restritiva de direitos. Com o processo transitado em julgado e sem possibilidade de recursos, o juiz André Perico Ramires dos Santos, da 1ª Vara Federal de Sinop, decretou a prisão preventiva dos pilotos.

Dois anos depois, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional entrou com pedido de extradição da dupla. No entanto, segundo o Ministério da Justiça, o governo dos Estados Unidos decidiu não dar seguimento ao pedido, por entender que os crimes cometidos não encontram amparo no tratado bilateral de extradição, assinado pelos dois países.

Em nota divulgada pelo portal g1, o Ministério comunicou ainda que o juiz responsável pelo caso já foi informado sobre a decisão.

 

Reprodução/Furaffinity

SIMULAÇÃO.jpg

Colisão causada pelos pilotos americanos acabou cortando parte da asa do Boeing 737.

O VOO

O Voo 1907 da Gol partiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), no dia 29 de setembro de 2006, com destino ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro e escala no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). Porém, a inexperiência dos pilotos americanos com o modelo da aeronave e um erro de cálculo os colocou na mesma altitude em que trafegava o Boeing da Gol, causando o acidente.

Na colisão, a ponteira da asa do jato Legacy acabou rasgando a fuselagem do Boeing por baixo. Durante a queda, o avião comercial acabou se desfazendo nos ares e espalhando pedaços dos corpos das vítimas por um raio de aproximadamente 30 quilômetros, em uma área de mata fechada
Apesar de ter sofrido danos graves na asa do jato Legacy e no estabilizador horizontal esquerdo da aeronave, Joseph Lepore e Jean Paul Paladino conseguiram pousar em segurança com seus sete passageiros na base Aérea do Cachimbo, em Guarantã do Norte (709 Km de Cuiabá).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.