Sophia @princesinhamt
Notícias

Estudante da UFMT é criticada por oferecer restos de comida a haitianos no restaurante universitário

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Acadêmicos da Universidade Federal de (UFMT) de Cuiabá, denunciaram na última semana, um episódio de racismo, cometido por uma acadêmica da instituição contra um grupo de estudantes haitianos. O episódio teria ocorrido na segunda-feira, dia 17 de abril, dentro do Restaurante Universitário (RU) do campus.

Conforme relato dos estudantes, o grupo de haitianos estava no local almoçando e conversando em seu idioma de origem, quando a estudante, que havia terminado sua refeição, se levantou de sua mesa, foi até onde eles estavam e, em tom preconceituoso, perguntou se eles queriam “comer os restos de ossos de frango que sobraram de seu prato”.

Em resposta, os estudantes afirmam que entraram na universidade por mérito e que concorreram às vagas na instituição com brasileiros e até mesmo pessoas de outros países que optaram por ingressar na Federal.

Devido as várias , a direção do Restaurante Universitário emitiu nota de repúdio contra o crime, destacando que “a universidade pública é um espaço de produção de conhecimento e formação de cidadãos críticos e conscientes de si e da sociedade em sua volta”.

O Departamento de História do campus também reprovou a conduta da estudante, enfatizando que “os atos de racismo contra estudantes negros e estrangeiros são profundamente lamentáveis e nos lembram da necessidade sempre urgente da sociedade brasileira, em especial, da universidade discutir profundamente o racismo e toda e qualquer forma de discriminação e subalternização de sujeitos”.

Até o momento, a reitoria da UFMT não se posicionou sobre o caso e a estudante ainda não foi identificada.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.