O período de estiagem se intensifica em Mato Grosso e Cuiabá registra novo recorde de temperatura máxima: 40,4°C, a cidade mais quente no país neste ano, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Junto com o calorão, a fumaça e a baixa umidade do ar, o consumo de água aumenta rapidamente, com picos de até 12%, causando impactos ambientais e ao sistema de abastecimento. Por isso, o uso consciente e racional precisa ser priorizado por toda a comunidade.
A Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, tem reforçado suas estruturas de abastecimento de água tratada. Contando com 6 unidades de captação e 11 estações de tratamento de água, Cuiabá trata e fornece diariamente cerca de 260 milhões de litros de água à população. A frota de caminhão-pipa foi ampliada, retaguarda ao abastecimento pela rede, e pontos de captação nos rios Coxipó e Cuiabá, assim como o nível do reservatório do Manso, são monitorados pela equipe técnica da concessionária.
A diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbell, explica que para que o abastecimento ocorra de forma regular e satisfatório a todos, além dos investimentos e das políticas de preservação, é determinante o engajamento da comunidade. “Garantir que a água chegue às torneiras é um desafio maior nos meses de agosto e setembro. O corpo hídrico registra baixas, mas o consumo tem um grande salto. Os investimentos realizados no setor desde 2017, de fato, fortaleceram as estruturas de abastecimento, conferindo mais segurança e entrega à população. Nosso apelo, neste momento, é por uma cultura de não desperdício, conduta essencial. Cada gota importa”.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews