Sophia @princesinhamt
Notícias

Escola de Governo promove seminário sobre gestão do conhecimento

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) promoveu o I Seminário de Gestão do Conhecimento. O objetivo foi demonstrar a importância da pesquisa para elaboração de políticas públicas, além da dinâmica adotada pela Escola de Governo para o processo de gestão do conhecimento dos servidores licenciados para cursos de mestrado e doutorado.

Os eixos adotados para a exposição das dissertações e teses se basearam nos sistemas mapeados pelo Executivo. A ação busca atender o Estatuto do Servidor (Lei nº 04/1990 (Estatuto do Servidor).

Realizado na semana passada, o evento teve como público-alvo os servidores públicos que concluíram mestrado ou doutorado entre 2020 e 2022, além de membros das comissões das secretarias de Estado que se dedicam a analisar os processos de Licença para Qualificação Profissional e demais convidados.

A secretaria adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschwesk, ressalta a importância do seminário para a elaboração de políticas públicas e para que a qualificação profissional dos servidores contribua concretamente em pesquisas no âmbito do poder executivo de Mato Grosso.

“A licença para qualificação profissional traz a possibilidade de ampliar os horizontes de pesquisa e precisamos começar a valorizar essas pesquisas para que se tornem de fato implementáveis. Nosso maior desafio é fazer com que todos os trabalhos que os servidores estão colocando em prática, e vivenciando no cotidiano escolar, se tornem realidade também nas políticas públicas”.

Ela acrescentou ainda que esta demanda de licença para qualificação já é prevista em lei e a Escola de Governo tem a perspectiva de cumpri-la, para proporcionar a gestão do conhecimento com condições de socialização das pesquisas de forma que se tornem visíveis e práticas na gestão pública.

Ao longo do evento ocorreram duas palestras. A primeira foi sobre a “Importância da pesquisa para a elaboração de políticas públicas”, com a doutora em Ciências e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Débora Erileia Pedrotti.

Ela falou sobre a importância da qualificação e especialização profissional tanto para a carreira do servidor quanto para gerar conhecimento e contribuir com a sociedade por meio de pesquisas. “Acredito que a licença para qualificação é valorização profissional, não vejo as duas coisas dissociadas”, destacou.

Com o tema “Limites e possibilidades da pesquisa no âmbito do Poder Executivo de Mato Grosso”, o doutor em Ciências Ambientais e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Josué Ribeiro da Silva, expôs dados e indicadores dos programas de pós-graduação e bolsas da Capes no país e em Mato Grosso, além de sua distribuição de acordo com as áreas do conhecimento.

Outro ponto discutido foi a definição dos interesses dos programas de pós-graduação relacionados à carreira do servidor e como conciliar o meio acadêmico, profissional, pessoal com as atribuições no serviço público.

Supervisão de texto: D`Laila Borges

Fonte: GOV MT

2024 word1

A Orquestra CirandaMundo apresenta o concerto ‘Especial de Natal’ nesta quinta-feira (22.12), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O espetáculo encerra a temporada artística do ano, e contará com participações especiais do Coro Primeira Ciranda e da dupla sertaneja Felipe e Zé Ribeiro.

“O coro infanto-juvenil vai participar de canções de natal tradicionais. E os sertanejos vão fazer um solo durante a execução de White Christmas”, revela o maestro Murilo Alves, responsável pela regência do concerto.

O repertório inclui outros clássicos natalinos como Carol of the Bells, Jingle Bells e Noite Feliz. “Foi uma temporada muito consistente. A Orquestra CirandaMundo tem a proposta de tocar música popular, regional, contemporânea e tradicional. Enfim, tentamos ser o mais abrangente possível para que os professores e alunos possam ter vivências significativas e contato com repertórios diferenciados”, explica Murilo Alves.

O Concerto Especial de Natal é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). O Ciranda também conta com outras parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns destes parceiros.

Com informações da assessoria

Serviço:
Orquestra CirandaMundo – ‘Especial de Natal’
Local: Cine Teatro Cuiabá
Data: 22 de dezembro, às 20h
Ingresso: Doação de 2 kg de alimento não perecível (ingressos devem ser retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem)

Fonte: GOV MT

2024 word1

A Assembleia Legislativa aprovou, na noite dessa segunda-feira (19.12), em segunda votação, o projeto de lei que renova o Fundo de Transporte e Habitação de Mato Grosso (Fethab). A proposta foi encaminhada pelo governador Mauro Mendes no dia 12 de dezembro, e passou por ajustes pelos deputados.

Conforme a proposta aprovada, 80% dos valores arrecadados pelo Fethab serão aplicados em obras de infraestrutura em transporte e habitação, sendo que, deste montante, ao menos 20% deve ser destinado às obras de habitação.

A proposta ainda prevê que os outros 20% dos valores arrecadados pelo fundo sejam divididos da seguinte forma: 10% para projetos e investimentos que tenham a participação da MT Par; 5% para fomento às atividades de agricultores familiares, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar; e outros 5% para aplicação em assistência social. 

O governador Mauro Mendes ressaltou que as contribuições do Fethab são fundamentais para a execução de milhares obras e ações realizadas pelo Governo do Estado, e podem ser percebidas em forma dos investimentos recordes realizados na área de infraestrutura e logística em todo o Mato Grosso.

“Agradeço aos deputados pela sensibilidade em compreender a importância desse fundo. Com ele, poderemos dar continuidade às milhares de obras e ações que temos realizado, principalmente em asfalto novo, asfalto recuperado e pontes. O Fethab tem retornado ao produtor e a todos os cidadãos em forma de Infraestrutura, logística e qualidade de vida”, manifestou o governador Mauro Mendes. 

Entregas do Governo

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), desde 2019 foram recebidos R$ 2,7 bilhões em recursos do Fethab.

No total, somados os recursos próprios e outras fontes, o Governo de Mato Grosso aplicou R$ 5,7 bilhões em Infraestrutura nesses quatro anos. Isso resultou em 2.500 km de asfalto novo, 1.900 km de asfalto restaurado, 153 pontes de concreto entregues, 600 pequenas pontes de madeira substituídas por aduelas de concreto, 445 máquinas compradas e cedidas para prefeituras, consórcios e associações, entre outras ações.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.