Sophia @princesinhamt
Notícias

Escola de Governo forma terceira turma da Academia de Novos Lideres

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

Servidores da terceira turma da Academia de Novos Lideres (ANL), programa desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, receberam na semana passada o certificado de conclusão de curso. A cerimônia aconteceu no auditório do Parque Massairo Okamura. Ao todo, 20 servidores receberam o certificado.

A terceira turma do programa iniciou em maio deste ano e teve 14 módulos com carga horária total de 280 horas. O Programa visa desenvolver as aptidões comportamentais como boa comunicação, inteligência emocional, negociação, oratória, além de competências mais técnicas necessárias para que os servidores possam atuar nas funções de liderança e inovação.

Para a Secretaria Adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, a Academia de Novos Líderes tem uma importância fundamental para a melhoria do serviço úblico à medida que os alunos colocam em prática as competências técnicas aprendidas durante o curso nas suas respectivas secretarias, mas sem deixar de lado a parte humana.

“Acho que a grande importância do é lembrar também que nós lideramos pessoas, os processos são os meios para atingir os resultados. Mas quem faz e quem executa esses são as pessoas. Então, a liderança tem que estar focada sempre na gestão de pessoas”.

De acordo com a coordenadora da Academia de Novos Líderes (ANL), Luciana Cavalcanti, além das competências técnicas essenciais que os servidores, sejam eles líderes ou não, precisam dominar como o direito administrativo, aquisições governamentais, gestão de processos, projetos e de documentos é necessário que eles possuam também competências comportamentais.

“Além do direito administrativo, que é a base da administração pública, tem a parte comportamental, então nós pensamos numa de desenvolvimento: O que um líder precisa fazer? Ele precisa saber se comunicar adequadamente com a equipe, fazer sua gestão de tempo, planejar, ter inteligência emocional para se relacionar, saber negociar, saber solucionar problemas e inovar”, explica Cavalcanti.

Para o Analista de Desenvolvimento Econômico Social da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Leonardo da Silva Ribeiro, a ANL contribuiu para que ele melhorasse enquanto profissional.

“Todos os módulos foram significativos para eu melhorar meu trabalho. Todos sem exceção de nenhum. Porque todos focam na excelência do trabalho e do serviço ofertado para nossa sociedade, para agilizar, desenvolver e facilitar o acesso. ”

Participaram desta terceira turma servidores das secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), Meio ambiente (Sema), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Segurança Pública (Sesp), Agricultura Familiar (Seaf), Assistência Social e Cidadania (Setasc), Planejamento e Gestão (Seplag), além de servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Fundação Nova Chance (Funac), Mato Grosso Previdência (MTPrev) e do Departamento Estadual de Transito (Detran).

Programa Novos Líderes

O programa Academia de Novos Líderes surgiu da demanda por cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento de pessoas para potenciais futuros gestores dos órgãos do Executivo estadual. Após pesquisa feita pela Escola de Governo, em maio de 2015, que apontou a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de lideranças entre os servidores.

Supervisão de texto: D`Laila Borges

Fonte: GOV MT

2024 word2

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Municipal de Campo Novo do Parecis, realizou a edição dos Jogos Abertos Mato-Grossenses 2022, de 15 a 18 de dezembro. O município sediou jogos da categoria adulta nas modalidades de basquetebol e voleibol, e recebeu cerca de 380 participantes.

As equipes que se sagraram campeãs no basquetebol foram as seleções de Campo Novo do Parecis, no feminino, e de Sorriso, no masculino. Já no voleibol, o ficou com a seleção feminina de Campo Novo do Parecis, e com a seleção masculina de Cuiabá.

A edição contou com a participação de 14 equipes de basquetebol e 18 de voleibol, entre masculino e feminino, representando os municípios de Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cláudia, Cuiabá, Guiratinga, Juína, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

2024 word2

Os Jogos Abertos Mato-grossenses 2022 foram dividos por modalidades esportivas e realizados em locais e datas diferentes. Em Sorriso ocorreram de 08 a 11 de dezembro, com jogos de futsal e handebol.

Confira o pódio de Campo Novo do Parecis:

Basquetebol Feminino
1º lugar: Campo Novo do Parecis
2º lugar: Sinop
3º lugar: Sorriso

Basquetebol Masculino
1º lugar: Sorriso
2º lugar: Rondonópolis
3º lugar: Sinop

Voleibol Feminino
1º lugar: Campo Novo do Parecis
2º lugar: Sorriso
3º lugar: Sinop

Voleibol Masculino
1º lugar: Cuiabá
2º lugar: Rondonópolis
3º lugar: Sinop

Fonte: GOV MT

2024 word2

O Governo de Mato Grosso simplificou, desburocratizou e equalizou, por segmento econômico, o processo de concessão de incentivos fiscais. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os empresários interessados em investir no estado encontram um conjunto de políticas públicas de redução e/ou isenção de impostos simples, digitalizado e célere.  

Cada setor tem isonomia, ou seja, é o mesmo incentivo para todos os interessados. Com isso, nos últimos quatro anos, o de empresas beneficiadas pela política de incentivo fiscal quadruplicou – saiu de cerca de mil para cinco mil

O reequilíbrio dos incentivos fiscais só foi alcançado a partir da alteração da Lei Complementar nº 631/2019, medida adotada com prioridade pelo governador Mauro Mendes, com o apoio da Assembleia Legislativa. Com a mudança, o incentivo fiscal passou a oferecer isonomia, credibilidade e, principalmente, segurança jurídica.

Segundo o titular da Sedec-MT, César Miranda, a atual gestão incentiva investimentos e abre possibilidades para o mercado ao desburocratizar, dar transparência e tornar acessível a política de concessão de incentivos fiscais.

 “Não mais desigualdade. O mesmo incentivo é concedido de forma igualitária às empresas de um mesmo setor econômico. Além disso, antes da atual gestão, o empresário aguardava até um ano para conseguir o benefício, já que a solicitação era presencial. Exigia o protocolo de documentos e análises individualizadas. Até a deliberação do conselho responsável pela concessão do incentivo, demorava-se um bom tempo”, explica Cesar Miranda.

“Agora”, continua, “o governo coloca à disposição do empresário um sistema online. O procedimento é digitalizado e pode ser consultado pelos interessados, dentro e fora do Estado, com informação de cada segmento e setor; respeitando os critérios de competividade”.

Cesar Miranda explica ainda que os incentivos fiscais, quando tratado de forma transparente, é fundamental para o desenvolvimento das cadeias produtivas. “Veja o caso do Proalmalt. Se Mato Grosso é hoje o maior produtor de algodão do país, é graças a este programa”.  

Adesão – A empresa instalada em Mato Grosso e com regularidade fiscal, pode aderir ao Programa de Incentivo Fiscal por meio do Sistema de Registro e Controle da Renúncia Fiscal (RCR) selecionando o incentivo, conforme sua atividade e confirmar os termos e condições. Se tudo estiver correto, o incentivo é deferido já no primeiro dia do segundo mês subsequente.

Atualmente, o Governo de Mato Grosso oferece os programas de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) e de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat), além do Voe -MT e Porto Seco.

César Miranda explica que cada setor tem isonomia, ou seja, é o mesmo incentivo para todos os interessados. O empresário não se depara com contrapartidas onerosas.

“Em quatro anos, o número de empresas beneficiadas pela política de incentivo fiscal quadruplicou – saiu de cerca de mil para cinco mil – porque simplificamos o processo. A segurança jurídica garante aos empresários que o percentual do benefício não vai sofrer alterações, o que abre novas oportunidades de negócios e fomenta ainda mais o desenvolvimento econômico”, afirma Cesar Miranda. 

Ele cita, como exemplo, os dois dos principais programas em vigência em Mato Grosso. O Prodeic disponibiliza até 90% do crédito outorgado às empresas que comercializam produtos industrializados, dentro e fora de Mato Grosso. Já o Proder-MT concede até 62,5%.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.