Uma das propriedades visitada foi a do senhor Renato Rodrigues, do sítio Terra Prometida que produz leite e cria peixe em tanque escavado. Ele contou que a meta será investir em tanques elevados. “Estamos felizes com a visita. Eu e minha esposa aproveitamos para contar como é viver no campo e acreditamos que podemos empreender também no turismo rural.
Durante a visita, coordenada pela gestão municipal, o técnico da Empaer, Geraldo Lucio Donizete, especialista em turismo rural explicou sobre a importância das cadeias produtivas e os trabalhos que a Empaer vem desenvolvendo para auxiliar os produtores familiares especificamente explorando o turismo.
Com a participação de 50 pessoas, entre moradores e agricultores familiares, foram visitadas a Comunidades 13 de Maio e o Assentamento Somapar e contou com a participação de representantes dos municípios de Juína e Brasnorte.
Com a presença do prefeito de Juruena Manoel Gontijo de Carvalho que teve a oportunidade de explanar sobre a importância deste projeto para a diversificação das atividades no município. “Podem contar com a gestão municipal que daremos o apoio necessário para que a iniciativa seja consolidada”.
O vice-presidente da Coodesus, Luciano Marcelo da Costa Borges, destacou que foi procurado pela gestão municipal, vereadores e secretários de Juruena para apresentar o projeto de fomento de criação de tilápia. Nesse processo, foi promovido um intercâmbio em Santo Antônio do Leverger. “Na ocasião, o grupo conheceu na prática como é, e o que precisa para colocar em prática a piscicultura em tanques elevados para criação de tilápias.
A agenda continua nesta quinta-feira (09). Pela manhã, os produtores do Assentamento Vale do Amanhecer receberam a equipe e, pela tarde, o grupo estará na Secretaria de Agricultura do Município.
Estão participando das atividades, o técnico da Empaer Felipe Citadella, o consultor da Coodesus, Rogério Ramos, vereadores, além de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, do Indea, das cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi e da empresa Protec.
Fonte: @empaer_mt