A iniciativa teve como objetivo disseminar conhecimento referente a agricultura familiar, políticas públicas com projetos e propostas que atenda a comunidade, mostrar o papel da mulher indígena na aldeia e outros. O encontro contou com a participação de 70 mulheres das etnias Chiquetano, Paresi, Bakairi, Umatina, Nambikuara, Tereno, Perigara, Bororo, Mamaindê, Massepô, Águas Correntes, Aminsky e Sararé.
Entre os temas abordados estão a agricultura familiar, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desenvolvimento sustentável, turismo, projetos de geração de renda e outros. A Coordenadora de Políticas Públicas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Iêda Lopes de Souza Santos, proferiu palestra abordando os recursos na ordem de R$ 4.600 do Programa Fomento Produtivo às Atividades Rurais. O recurso é destinado às famílias em situação de pobreza pertencentes às comunidades tradicionais, assentados, quilombolas, povos indígenas, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
O Governo de Mato Grosso firmou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), no valor de R$ 2,4 milhões, para atender mil famílias. Conforme Iêda, o recurso visa estimular a agricultura sustentável, contribuir para o incremento da renda dos beneficiários, a partir da geração de excedentes nas atividades produtivas, promover a segurança alimentar e outros.
A agente técnica da Empaer, Tatiana de Souza Silva Moraes fala que o Encontro contou com a participação de técnicos da Seaf, Prefeitura Municipal, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Superintendência de Assuntos Indígena, Distrito Sanitário de Saúde Indígena e outros.
Fonte: @empaer_mt