A atividade veio atuar como potencializador de iniciativas e promover ideias e ações voltadas à alimentação saudável no meio sustentável junto a sociedade como um todo. Além de apresentar a sociedade sinopense as diversas iniciativas sustentáveis das entidades e do setor público do município.
Para Rogério Leschewitz, coordenador do Projeto Sinop Orgânico, o evento foi um divisor de águas para o município, por demonstra que várias entidades, instituições e o poder público através da Prefeitura Municipal estão engajados quando o assunto é sustentabilidade.
“Ficamos muito felizes com o resultado do evento, e com a parceria de todos os envolvidos, pois a população pode perceber o quanto o município se preocupa com essa causa, e especial ao que se trata de alimentação saudável através da produção agroecológica já presentes no município. A ideia é inserir o evento no calendário oficial do município, para cada dia mais fortalecer esta causa”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, o evento foi um sucesso e todos os envolvidos estão de parabéns. Ele reforçou o papel da gestão municipal em continuar a parceria com a Empaer e outros atores para consolidar a produção de orgânicos/agroecológicos no município. “Foi uma ação fantástica e ficamos surpresos com o público que passou pelo espaço. Os próximos passos são fomentar e buscar novos parceiros. Estamos trabalhando para a realização de uma feira especifica de produtos orgânicos como um pontapé das próximas atividades”, frisou o secretário.
Segundo o coordenador regional da Empaer, Breno de Moura Gimenez, o diferencial do evento foi a feira de produtos orgânicos por proporcionar aos agricultores locais a oportunidade de expor e de comercializar seus produtos. “A iniciativa sensibilizou o público sobre a importância de escolher um alimento saudável e cultivados de maneira sustentável”.
Breno reforça que a atividade foi uma plataforma que fortalece a agricultura familiar sustentável em Sinop e região. “A ação oportunizou a integração de várias entidades em prol de um futuro mais equilibrado em vários aspectos”.
A programação
Entre as palestras, o coordenador de Pesquisa e Fomento da Empaer, José Ricardo Brito falou sobre a importância da sustentabilidade nas unidades produtivas, manejo do solo, produção agroecológica e o alimento como remédio na cura de doenças. “Falamos também sobre a importância de preservar a água e energia elétrica para amenizar os efeitos do clima”.
Segundo Brito, chamou sua atenção na roda de conversa e, entre os depoimentos de produtores que antes do projeto Sinop Orgânico estavam em depressão por não encontrem uma renda de subsistência, mas agora além de produzirem estão vendendo seus produtos na feira. Vê a superação dessas pessoas me emocionou”, destaca ele.
Além das explanações, o evento contou com exposição de produtos da agricultura familiar produzidos de forma agroecológica pelos produtores do projeto Gaia e Projeto Sinop Orgânico. Também aconteceu a feira de troca de sementes e mudas, onde cada participante pode trazer suas sementes de culturas anuais, hortaliças e árvores. Teve também doação de mudas de diversas espécies, entre elas, plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais (PANC´s), hortaliças e frutíferas comerciais e nativas, a a equipe da Empaer fechou com a doação de mudas de cacau e café.
Parceiros
Prefeitura municipal de Sinop, através das secretarias de: Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Menino Jesus), Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Faculdade de Tecnologia de Sinop (FASTECH), Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop (SECITECI), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop, Sicredi, Sicoob, Associação Feira da Agricultura Familiar de Sinop (AFAFS), e Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop/MT (COOPERAFS), Cooperativa de Pequenos Produtores Agropecuários da Região Norte do Mato Grosso (COOPERVIA) e Associação dos Pais dos Excepcionais de Sinop-MT (APAE).
Sobre o Projeto Sinop Orgânico:
Com o intuito de promover e difundir a produção orgânica no município de Sinop, a Empaer desenvolve o Projeto Sinop Orgânico, responsável por capacitar 50 unidades produtivas do planejamento da produção a comercialização de alimentos orgânicos.
O Projeto iniciou em julho de 2022 e após realização da seleção das propriedades e cadastramento das mesmas, deu-se início ao processo de capacitação continuada em produção orgânica, através da transição agroecológica das propriedades.
Para melhor desenvolvimento das atividades e melhoria na eficiência de atendimento, as propriedades e entidades envolvidas foram subdivididas em seis microrregiões geograficamente próximas, sendo elas: Comunidade de Chácaras Talismã, Chácaras Portal da Floresta, Sede do município de Sinop-MT, Centro de recuperação de Vidas Ebenezer, e dois núcleos no Assentamento Wesley Manoel dos Santos – Gleba Mercedes V.
O Projeto contempla a realização de diversas atividades de capacitação técnica, teóricas e práticas, associando o conhecimento técnico ao desenvolvimento da prática no campo. Serão realizadas ao longo do projeto um longo período de capacitações continuadas aos produtores, e que durante o processo, as propriedades irão receber visitas técnicas, participarão de mutirões, feiras e excursões, o que irá auxiliar no processo de aprendizagem.
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura municipal de Sinop-MT, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Tecnologia de Sinop-MT (FASTECH), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop-MT (SECITECI), Câmara Municipal de Vereadores de Sinop-MT e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop-MT.
Fonte: @empaer_mt