Sophia @princesinhamt
Notícias

Encontro Mulheres Rurais reúne mais de 200 participantes na Agrovila das Palmeiras: evento destaca o empoderamento feminino no campo

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A segunda edição do Encontro das Mulheres Rurais Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio do Leverger foi promovido pela Empaer e pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) – e, com muita animação e alegria foi considerado pelas participantes como uma das melhores festas já realizadas na comunidade. Das 212 pessoas entre agricultoras, moradores e público em geral, a dona Antônia Severino, 79 anos, definiu o encontro como uma ótima oportunidade para sair da rotina e encontrar as amigas. “Amei a festa e toda programação. Faz tempo que não dançava e achava até que já tinha esquecido devido a lida na roça. Toda organização está de parabéns e já estou na expectativa para o próximo ano”.

Quem também ficou emocionada em participar do encontro foi Jacira Santana, 49 anos. Ela contou que vive na região, mas não teve a oportunidade de participar do encontro na primeira edição e, na época, disseram que tinha sido muito boa. “Nem imaginava que seria dessa forma. Achei que seria um almoço para mulheres. Mas fiquei encantada com toda decoração e recepção. A energia e vibrações do ambiente do início ao fim. Me senti acolhida e nas palestras pude perceber o quanto preciso cuidar mais de mim. Levo tudo que aprendi para casa e vou compartilhar com minhas filhas e vizinhas”.

2025 word3

A programação

Com uma mensagem de esperança e de valorização, o radialista e apresentador Wanderley Roldão da Silva, popular Arizona abriu a celebração. Ele destacou o papel da mulher na sociedade e os seus desafios. “A mulher é o esteio da família e precisa ser valorizada. É com carinho e respeito que parabenizo os organizadores pela ação. Deixo meu forte abraço a todas”.

Nas palestras, a diretora de Ater Denise Ávila Gutterres abriu com o tema “Autoestima e Empoderamento”. Ela destacou que o papel da mulher precisa ser reconhecido por todas, mas, para isso, é preciso soronidade que é o ato de respeitar o jeito de viver de cada uma. “É muito importante que saibamos perceber o poder do eu. Precisamos estar sempre prontas para o bem-estar mental e a capacidade de reinventar”.

Já a médica ginecologista Eva Luiza da Silva, abriu com dinâmica com 10 participantes usando um pirulito. Ela mostrou que cada mulher precisa da outra em diversos momentos da vida, mas para isso a sensibilidade de reconhecer que nem tudo conseguimos sozinhas.
2025 word3

Ela também falou do autocuidado e saber identificar o câncer de mama. Mostrou, usando a prefeita Francieli Magalhães Arruda, como modelo. De forma descontraída, a médica ensinou técnicas que podem ser realizadas em casa usando um espelho. “Precisamos nos amar com pequenos cuidados. A doença quando detectado no início tem grande chance de cura, mas para isso é importante o amor próprio”, reforça a médica.

A terceira palestra foi com a dermatologista Aline Monçale sobre cuidados e câncer de pele. Ela abriu sua explanação reforçando que não existe padrão de beleza. Deu dicas do uso de protetor solar e que precisa ser diário e constante como beber água. “A pele sofre muito em altas temperaturas e estamos vivendo em insolação nos últimos meses”.

Sobre os cuidados para evitar o câncer de pele, ela reforçou que o excesso da exposição ao sol só causa problemas e graves. “Em tudo na vida a prevenção é o segredo. Cuidar da pele, do rosto, do cabelo e das unhas parece frescura, mas não é. Tudo estar relacionado a viver com qualidade e amor próprio”.

Ajudou animar o ambiente estimulando as participantes a dançarem e interagirem, o cantor Roberto Lucialdo cantou várias de suas músicas. O objetivo foi alcançado e muitas saíram das cadeiras e rodopiaram pelo salão. “Que festa maravilhosa e animada. É um prazer fazer parte pelo segundo ano e sempre estarei à disposição em estimular a causa de valorizar a mulher do campo”, frisa o artista.

Durante toda programação aconteceram brincadeiras e sorteio de brindes, com destaque para a bicicleta que saiu para Maria Conceição de Lima Amorim que ficou muito feliz.

Dois grupos de siriri apresentaram na ocasião, o Boa Ventura e o Sol da Meia Noite. A festa encerrou com o desfile que elegeu a Miss Mulher Rural 2023, Demirtes Glória da Silva, moradora do loteamento Country. Nos segundo e terceiro lugares, foram eleitas como Miss Simpatia, Maria da Conceição Campos Rodrigues e Ana Benedita Queiroz França, respectivamente, ambas da comunidade Jardim dos Lagos.
2025 word3

O evento foi realizado na sexta-feira (10.11) e esteve presente representantes da coordenadoria de Ater, do escritório regional de Cuiabá, vereadores, servidores da prefeitura, apoiadores, entre outros  

O encontro contou o com apoio da Cooperativa Agropecuária Mista de Santo Antônio de Leverger (Coopamsal), ASBAF – Associações Sesmaria Boaventura Agricultura Familiar e a Associação da Agricultura Familiar do Polo da Agrovila das Palmeiras.

2025 word3
 

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.