O técnico da Empaer, turismólogo Robson Junior Hartmann fala que participaram do encontro 25 localidades da região oeste, entre comunidades tradicionais e assentamentos rurais. Ele lembra que o primeiro encontro teve início em 1986, e desde então, a prefeitura municipal e Empaer tem organizado um momento festivo e de muita descontração para as participantes.
As participantes do Miss Rural.
Os extensionistas da Empaer durante o ano são responsáveis por ministrar cursos, oficinas e treinamento para as produtoras rurais. Hartmann ressalta que o momento mais esperado do Encontro de Mulheres foi o Concurso Gastronômico e Miss Rural. No desfile para a escolha da miss concorreram 16 mulheres representando seus grupos. A eleita em primeiro lugar foi a agricultora Aparecida Cândida Gonçalves, do assentamento Rural Margarida Alves. Ela recebeu como prêmio o valor de R$ 5 mil.
O Concurso de Pratos Gastronômicos contou com a participação de 63 mulheres rurais. Robson explica que a finalidade é incentivar o consumo de alimentos produzidos na agricultura familiar, promover as comunidades que utilizam técnicas adequadas de Boas Práticas no preparo dos pratos combinando criatividade, sabor e originalidade. O “caldo de chica doida”, elaborado pela produtora Luciene Goldinho, da comunidade rural Terra Esperança, ficou classificado em primeiro lugar e recebeu a quantia de R$ 5 mil.
O “caldo de chica doida”, elaborado pela produtora Luciene Goldinho, ficou classificado em primeiro lugar.
Na programação que incluiu apresentações, palestras, premiações foram sorteados mais de 150 brindes e uma moto zero km. O evento foi realizado no dia 30 de novembro.
Fonte: @empaer_mt