Sophia @princesinhamt
Notícias

Encontro de Hidroponia no Oeste de MT promove avanços na cadeia produtiva

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Assistido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por meio de um termo de cooperação com o Consórcio Intermunicipal Vale do Guaporé (Cidesa), o produtor Antônio de Almeida Júnior é um dos exemplos que investir em hidroponia dá certo. Com duas estufas, de 840 m2 e outra de 384 m2, ele tira uma renda mensal de R$ 8 mil com a venda diária de 500 pés de alface.

“Sem a assistência técnica da Empaer, isso não seria possível. Depois que comecei a ter orientação, a realidade da minha família mudou. Sinto segurança em dizer que seguindo tudo o que é passado é possível viver somente da hidroponia”, afirmou.

Segundo Junior, o que ajudou muito essa mudança de chave foi a oportunidade de conhecer a Hortitec em Holambra, São Paulo, no mês de junho (21 a 23). “Conhecer outras realidades também fez toda diferença e a ida na Hortitec abriu nossos horizontes e já estamos investindo no que aprendemos lá”, destacou.

2024 word2

O assunto reuniu produtores e autoridades no 1º Encontro de Hidroponia Vale do Guaporé, realizado na sexta-feira (08.12), na Câmara Municipal de Comodoro, com o objetivo de consolidar a parceria que fomenta várias cadeias produtivas. entre elas a da hidroponia nos municípios atendidos pelo serviço.

O presidente da Empaer Renaldo Loffi destacou que o objetivo da empresa é tornar Mato Grosso produtor do que consome. “O Governo do Estado tem investido na agricultura familiar. O que ainda faltam são projetos para usar os recursos que estão disponíveis. Nosso trabalho é mostrar as oportunidades e auxiliar por meio da assistência técnica, pesquisa e extensão rural”, pontuou.

Para o prefeito Rogério Vilela Victor de Oliveira, a meta é tornar o município autossuficiente no que produz. “Nós podemos ir além das nossas fronteiras. Quando via que todos os produtos que consumíamos eram de outros estados, chegava a ficar chateado, mas agora consigo ver vários alimentos que são produzidos aqui já nas prateleiras e feiras livres, isso é de encher os olhos. Esse resultado é graças ao acompanhamento da Empaer junto a nossos produtores”.

A prefeita de Conquista D´Oeste, Maria Lucia Porto e presidente do Cidesa, enalteceu o trabalho dos técnicos da Empaer e frisou a transformação da agricultura família na região oeste do Estado é resultado dessa parceria. “São várias cadeias sendo trabalhadas simultaneamente, na hidroponia é visível a mudança. Sinto que estamos no caminho certo e vamos avançar cada vez mais e sempre junto com a Empaer”.

2024 word2

Programação

A técnica da Empaer Marribe Siria Cardena informou os participantes da experiência do concurso de hidroponias realizado este ano que oportunizou a visita técnica à Hortitec, em Holambra (SP). 

Ela destacou que, na ocasião, os produtores tiveram a oportunidade de trocar contatos com representantes comerciais, técnicos e produtores. “Conheceram novas tecnologias, participaram de palestras, entre elas de Transformação Digital na Horticultura e Panorama e perspectivas para Tecnologias Digitais na horticultura, além de lançamentos de cultivares e insumos. Foi uma oportunidade única”.

Segundo Marribe, para o ano que vem, tem sido estudada a possibilidade de realizar um evento semelhante via Cidesa que também iria proporcionar essa troca de experiência. “Ainda é cedo, mas já estamos estudando como será para o próximo ano, mas é certo que iremos promover algo que subestime a primeira experiência”.

Na segunda palestra, o técnico da Empaer e engenheiro agrônomo, Thiago Tombini, falou sobre os cuidados fitossanitários em sistemas hidropônicos. Na oportunidade, os participantes tiraram dúvidas e apresentaram alguns problemas que estão tendo com a produção.

Tombini ainda realizou durante a visita técnica na propriedade do produtor Antônio de Almeida Júnior como realizar a calibragem do aparelho que mede a aferição da água. “É um detalhe muito importante. Como esse aparelho sabemos a condutividade, a temperatura e o PH da água. Nisso, identificamos como a planta está absorvendo os nutrientes da água”, completa Tombini.

Também participaram do Encontro vários técnicos da Empaer, representantes do Cidesa, autoridades e moradores locais.
2024 word2

Escritório local da Empaer

Aproveitando a ida ao município de Comodoro, foi assinado pelo presidente da Empaer, Renaldo Loffi e o prefeito Rogério Vilela, a escritura da área onde está localizado o escritório local. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal, Prefeitura e Empaer que oportunizou o andamento do processo que torna a empresa proprietária da área. O documento foi levado pela equipe do cartório local e contou com a presença de técnicos da Empaer e servidores da prefeitura. 

2024 word2
 

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.