Empresas nacionais e internacionais fazem negócios durante a Feira do Empreendedor
Empreendedores locais puderam apresentar seus produtos e fechar negócios com compradores de nove países
12/10/2023 às 06:41 Atualização
12/10/2023 às 06:54
Um dos destaques da Feira do Empreendedor realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em Cuiabá, foram as oportunidades de negócios durante os quatro dias de evento. As rodadas nacionais e internacionais foram vitrines fundamentais para que as micro e pequenas empresas pudessem impulsionar suas vendas e até conquistar o mercado internacional.
O analista de Mercado e Negócios Internacionais do Sebrae/MT, Mirael Praeiro, ressaltou que uma das ações de internacionalização é a promoção de oportunidades por meio das rodadas de negócios. “Foram vários países presentes para abrir o diálogo e ouvir propostas de mercado. Representantes do Chile, Paraguai, Peru, Israel, Canadá e outros países estiveram para essa rodada com fornecedores do segmento de alimentos e bebidas de todo o estado. Foi uma oportunidade única”, ressalta.
Durante a rodada internacional, 36 empresas fornecedoras de Mato Grosso, do segmento de alimentos e bebidas, apresentaram seus produtos. “Mato Grosso é um grande exportador de alimentos, então a vinda de fornecedores de produtos industrializados, de valor agregado em relação a alimentos e bebidas, é muito importante. São compradores próximos, alguns de países vizinhos. E todos eles falam espanhol e português, o que ajuda nas negociações”, explica.
Durante a ação, também estiveram presentes parceiros como despachante aduaneiro para tirar dúvidas sobre o transporte, Correios para ofertar e explicar o Importa Fácil e também o Alibaba, grande marketplace. “É um caminho muito interessante para que as micro e pequenas empresas possam começar a internacionalizar os seus produtos. A gente vê uma projeção muito positiva, principalmente porque o Sebrae/MT é o primeiro do país a trazer uma grande distribuidora de Portugal, que será a porta de entrada de produtos de Mato Grosso, de alimentos e bebidas para a Europa como um todo”, ressaltou Mirael.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, explicou que a interação entre negócios nacionais e internacionais chamam a atenção para o desenvolvimento que as rodadas promovem. “Olhar o desejo de avançar, o sonho, essa busca aqui, representa todas as oportunidades de conexões internas e externas. Quando eu digo internas, é mais olhando para a nossa região. Externas, são as conexões internacionais. Então isso foi feito para que essas micro e pequenas empresas possam avançar. Tudo é possível quando a gente acredita”, completou.
João Raul foi um dos compradores que veio de Portugal para conhecer os produtos de Mato Grosso. Ele disse que se surpreendeu com a diversidade e riqueza dos alimentos e que o maior e principal desafio seria a questão da logística. “Tem um conceito muito artesanal nos produtos. Eu gostei muito do cappuccino, que é um produto de valor acrescentado, então já entra no mercado com uma diferenciação”.
E o interesse pelo produto da Bom Momento Cappuccino gerou bons resultados. João Raul solicitou orçamento de um container ao Everton Souza, proprietário da empresa. “O Sebrae/MT nos proporcionou nessa rodada de negócios internacional uma oportunidade ímpar, única. Eu que sou um pequeno produtor artesanal aqui de Mato Grosso, de dentro da minha casa, tive uma oportunidade de conversar com uma grande empresa de Portugal e o proprietário gostou muito do meu produto. Nunca fui em Portugal, mas meu produto está chegando lá através da oportunidade que o Sebrae/MT nos deu. Valeu muito a pena”, comentou o empreendedor.
Rodada de Negócios Nacional
Segundo a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, o projeto Agentes de Mercados é executado desde 2022 e já tem apresentado bons resultados em todo o estado. Na Feira do Empreendedor, foram mais de 60 empresas do projeto e mais de 16 empresas compradoras participantes da rodada nacional, uma oportunidade de conexão entre quem compra e quem vende.
“O nosso indicador para saber que o projeto está caminhando bem é levantar o indicador de faturamento dos negócios. Esse projeto vem pra ajudar o empresário, aquele que produz e aquele que precisa comprar para poder vender numa relação B2B, ou seja, empresa jurídica com empresa jurídica. Eles se encontram para poder fazer negócios e com isso muitos estão conseguindo novos clientes”, destacou Denise.
Para o analista do Sebrae/MT, Gilson Iwasaki, o objetivo principal das rodadas de negócios é fomentar as indústrias locais. “É uma excelente oportunidade porque trouxemos as principais redes de hotelaria, atacado, central de compras, supermercados e apresentar essas empresas possibilita essa comercialização entre grupos”, finalizou.
Fonte: Sebrae