Sophia @princesinhamt
Notícias

Empaer realiza visita técnica a produtores de hidroponia na região oeste do Brasil

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Durante uma semana, uma equipe da Empaer visitou 13 hidroponias na região do Consórcio Nascentes do Pantanal realizando assistência técnica e sanando dúvidas dos produtores. A iniciativa faz parte do termo de cooperação que consolida a parceria e fomenta a cadeia produtiva nos municípios atendidos pelo serviço.

De 25 a 29 de setembro, foram visitadas propriedade, escola, cadeia e creche nos municípios de Cáceres, Curvelândia,  Salto do Céu, Araputanga, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião e Figueirópolis D´Oeste, sendo uma delas em fase de implantação e sendo executado pela equipe da Empaer do escritório regional de Cáceres.

Exemplo do casal, Donizete Martim da Costa e Edneia Modesto Mendonça da Costa e o filho Pablo , do município de Figueirópolis D´Oeste e produzem alface, cebolinha, coentro, couve, entre outros. Eles estão localizados na área central da cidade e comercializam nos supermercados, por encomenda e direto na hidroponia. “A orientação ajuda muito e abre nosso horizonte. Estava com problema em conter as pragas e com a ajuda da equipe da Empaer já tem dado resultado. Ter um espaço desse é preciso estar sempre buscando informações e assistência técnica”.
2025 word2

Para o secretário de Agricultura de Glória D´Oeste, Jociel Teixeira Lopes as visitas técnicas são importantes por estimular o produtor com ideias diferentes. “Além de mostrar as exigências que cada cultura precisa, mas para isso, é importante seguir as orientações de quem realmente entende tanto na teoria quanto na prática. A gestão municipal agradece o apoio da Empaer nesse trabalho. Na ocasião, nas hidroponias, mas em outras também sempre fortalecendo as cadeias produtiva com o mesmo empenho”.

A técnica da Empaer Marribe Siria Cardena, explica que as principais culturas cultivadas na região são alface crespa, seguida de alface americana, agrião, rúcula, almeirão, cheiro verde, couve, pepino e algumas outras variedades.

Ela destaca que as visitas são ordenadas e ocorrem a cada três meses nos 14 municípios da região oeste do estado e fazem parte dos consórcios Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé.

Nas visitas ocorridas na semana passada, segundo Marribe, o principal problema encontrado nas hortas foi relacionado ao clima quente que eleva a temperatura da solução nutritiva e causa a morte das raízes e das plantas.

“Nas orientações, destacamos a importância da limpeza interna e externa dos perfis a cada colheita, com água sanitária. O uso do cal na assepsia das bancadas para evitar pragas e insetos. Manter a casa de vegetação sempre limpa”.

Ela destacou ainda a aferição e alteração da solução nutritiva nos períodos mais quentes e mais frescos do dia. Outro detalhe importante a prevenção e controle de algas, insetos, doenças, as principais encontradas foram: trips, cercosporiose, Pythium ssp, mosca branca, pulgão, traças das crucíferas.

“Os produtores foram recomentados a usarem defensivos químicos, biológicos e naturais. A declividade de bancada, que deve ser entre 4 a 5%, podendo chegar até 10% e separar as culturas que necessitam de nutrientes diferentes em bancadas e reservatórios distintos.

2025 word2
 

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.