Sophia @princesinhamt
Notícias

Empaer realiza oficina em parceria com comunidade indígena de Santo Antônio do Leverger para promover desenvolvimento sustentável

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Durante a semana (de segunda a quarta-feira 11 a 13.12), uma equipe da Empaer realiza junto a 150 indígenas da Aldeia Córrego Grande, no município de Santo Antônio do Leverger – oficinas com práticas de artesanato, bolo confeitado, produção de sabão, água sanitária e mudas de batata doce. Na oportunidade, ainda estão sendo identificadas as famílias com potencial para ter acesso ao Programa de Fomento Produtivo à Atividades Rurais.

A presidente da Associação Indígena das Mulheres Korogedo Parukegeweu, Neide Uina, explica que a realização da oficina foi uma demanda apresentada a Empaer com objetivo de agregar conhecimento e renda as moradoras da aldeia que tem uma população de 400 pessoas. Precisamos buscar oportunidades que possam somar ao nosso modo de viver”, explica.

a líder, a ideia também é fortalecer a associação para ser uma referência onde as mulheres possam buscar orientação. “Trabalhamos em prol da comunidade buscando formas de dar qualidade de vida e, ter uma renda, será um grande passo a todas elas”.
2024 word2

O da Empaer, Gláucio Rogério Guimarães explica que as atividades foram divididas na realização das oficinas e o cadastramento de 10 famílias para acesso ao programa de fomento. Ele reforça que técnicos da Empaer são os responsáveis pela identificação, mobilização, elaboração de , assistência aos agricultores com orientações quanto à aplicação do recurso.

“A finalidade do programa é gerar renda às famílias dando oportunidade para ampliar ou diversificar a produção de alimentos e as atividades geradoras de renda dos povos originários que vivem em situação de vulnerabilidade social. Assim que for identificado que o recurso foi aplicado e auxiliando na qualidade de vida, vamos ampliar para mais famílias da aldeia”, esclarece ele.
2024 word2
    
Programação

As oficinas estão sendo ministradas pelas extensionistas sociais da Empaer, Maria Cleonice dos Santos e Malvineide Freitas que no primeiro dia organizaram as atividades e inscrição dos . No período da tarde, elas se inscreveram para participarem de quatro cursos. O primeiro, aprenderam as técnicas de bordar no chinelo.

Nesta (12), estão sendo ensinados o processo da produção de sabão e água sanitária, além de mudas de batata doce. A programação segue no período da tarde e amanhã, quarta-feira.  
2024 word2

: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.