Realizado no salão de eventos da igreja católica, na comunidade Anjo Gabriel, o curso aconteceu nos dias 28 e 30 de março e consistiu em ensinar técnicas versáteis e manuais usando tecidos em peças de roupa, pano de prato, toalha de mesa, almofadas e cortinas.
Para Edineia da Silva Muniz Santana, foi uma experiência incrível e aproveitada por todas as participantes. Ela destaca que foi o segundo curso promovido pela Empaer que participa. “No primeiro, aprendi sobre derivados do leite e coloquei em prática todo aprendizado. Espero que seja o primeiro deste ano de muitos que virão”.
Segundo Edineia, as agricultoras mostram os trabalhos em um grupo de conversa e, nos bate-papos muitas estão socializando dizendo terem ficado muito satisfeitas e querendo mais cursos para comunidade. “Foi um momento de muita descontração e troca de experiências. Muitas de nós não teriam essa oportunidade que nesses encontros nos oferece de dar boas risadas e conversar bastante”, completa ela.
O curso foi ministrado pela técnica da Empaer Conceição Santana Ribeiro e seguiu a metodologia de que a aluna aprende praticando, aplicando as técnicas e repetindo. Ela reforça que o curso ofertado pode ser uma alternativa de renda extra para as famílias.
“Já tivemos o retorno que as agricultoras ficaram muito satisfeita com a iniciativa e já estão buscando outras técnicas para estarmos aperfeiçoando, como exemplo, transformar o saco em tecido”.
Todo material usado no curso foi adquirido com recurso da Empaer e incluiu tecido de algodão e tecido em xadrez para bordado, além de linhas e agulhas.
Fonte: @empaer_mt