O objetivo do encontro foi trocar experiências sobre mecanismo de uso sustentável da água e a preservação dos recursos naturais. O Estado conta com 11 Comitês de Bacias Hidrográficas instituídos, o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, e, neste ano, implementou o Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (SIGA Hídrico), que tornou digital o processo de outorga do uso da água.
De acordo com Marcos, o evento proporcionou conhecimento técnico aos membros dos comitês de bacias do Estado de Mato Grosso, que são órgãos colegiados compostos pelo poder público, sociedade civil e usuários, que são responsáveis pela gestão dos recursos hídricos em cada bacia. Ele destaca que possibilitou também, a troca de experiências entre os Fóruns Estaduais de Comitês de Bacias, que com suas diferenças desde tamanho, localização geográfica, clima, relevo, entre outras, trazem uma riqueza de situações e uma variedade quanto a possibilidade de soluções.
“Fazer a gestão dos recursos hídricos em especial no Estado de Mato Grosso, é um grande desafio, pois vivemos uma realidade de crescimento e desenvolvimento econômico que deve incluir na sua agenda o uso responsável deste recurso natural essencial a vida, e ainda garantir a quantidade e a qualidade, priorizando o seu uso e a sua sustentabilidade para a presente e futuras gerações”, enfatiza Vasconcelos.
O evento contou com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Luiz Carlos Souza e superintendente de Recursos Hídricos da Sema-MT, Luiz Noquelli. O Fórum Nacional foi realizado nos dias 12 e de 13 de julho.
Fonte: @empaer_mt