Na ocasião, foi apresentado objetivo da iniciativa que será: aumentar a oferta de produtos de qualidade; impulsionar a produção local; estimular a criação de novas agroindústrias; garantir a produção e comercialização de alimentos; aumentar a competitividade de produção; criação de novos postos de trabalho; aumentar a arrecadação estadual e municipal, além de difundir a estratégia regional de política pública com o apoio dos consórcios de desenvolvimento econômico.
Foi falado ainda das estratégias, sendo a primeira direcionada a fomentar a criação do Sistema de Inspeção e Licenciamento Ambiental de Baixo Impacto Regionalizado e o Estímulo para a criação e regularização de novas agroindústrias.
A Empaer está inserida na gestão institucional junto com as Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Agricultura Familiar (Seaf), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Indea, Jucemat, Intermat, Procuradoria Geral do Estado, Desenvolve MT, entre outros.
Representada pelo coordenador regional Leocir José Dellani e pela técnica, Ana Paula Ferreira de Almeida – que aproveitaram da ocasião para apresentar o projeto que está sendo escrito para fomentar o fortalecimento das principais cadeias produtivas na região norte do estado.
Para Leocir, o encontro foi uma ótima oportunidade para entender o papel da Empaer no processo de construção do plano de ação. “Projetos dessa grandeza devem ser trabalhados em parceria, pois precisamos fortalecer a Agricultura Familiar em nossa região, estimulando para mercados que estão abertos para esses produtos e fomentando através da assistência técnica, gestão e tecnologia, que é o papel da Empaer”, completa ele.
Fonte: @empaer_mt