Exemplo do João Carlos de Souza que produz em duas propriedades, a Chácara União e Sitio São Joao e irá atender com banana da terra e melancia. Ele conta que é a segunda vez que participa da chamada pública, sendo a primeira forneceu banana da terra e abacaxi. “Hoje, minha produção de banana da terra é de mil pés e vou realizar o plantio de 200 pés de melancia com expectativa de colheita em 80 dias. O excedente vendo nas feiras livres que acontece na cidade”.
Com assistência técnica da Empaer, o produtor conta que essa renda irá ajudar nas contas, mas reforça que o custo com a produção também é alto. “A lida no campo exige muito, além da dedicação, necessidade de investimento e perdas se não tiver controle. É um conjunto de fatores que exige muita atenção”, destaca João Carlos.
Quem também está contente com a renda é o Jair Correia que vive na Chácara Limoeiro, há 2 km do perímetro urbano. Ele irá atender o PNAE municipal com tomates italianos.
“Comecei com mil pés, aumentei para mais mil e decidi plantar mais 2 mil. A meta é atender o programa com 3, 7 mil quilos da fruta, no valor de R$ 9 o quilo. É um dinheiro que vem em uma boa hora”.
A extensionista social da Empaer, nutricionista Gabrielle Lopes, explica que foi satisfatório ver a participação dos agricultores familiares do município na chamada pública. “A Empaer em toda chamada pública se coloca à disposição dos agricultores familiares para auxiliar na organização da documentação de habilitação, além da elaboração dos projetos de venda. Esse ano tivemos um recorde de atendimentos nessa demanda especifica. Entendemos que a empresa cumpre seu papel na geração no desenvolvimento econômico e social das famílias rurais”.
A chamada pública aconteceu na quinta-feira (25), na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e contou com a participação de produtores e técnicos.
Fonte: @empaer_mt