Com a presença do presidente Renaldo Loffi, a veterinária da Empaer, Luma Camargo Prados, destacou para os colaboradores da entidade, Sandro Barbosa de Souza e Sandra Cristina dos Santos Oliveira – que o projeto foi adequado tecnicamente para obedecer às normas de bem-estar e criação de galinhas caipiras em sistemas livres de gaiola. “A ideia é oferecer o máximo de conforto aos animais, seguindo todas as normas vigentes para uma boa criação”.
Segundo Luma, depois da apresentação do projeto, a equipe da comunidade irá fazer o orçamento e a cotação dos materiais para construção da granja.
Visita
Uma equipe da Empaer esteve na semana passada conhecendo o espaço da Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão avaliando a viabilidade da implantação da granja.
Localizada no bairro Barreiro Branco, em Cuiabá, estiveram no espaço além de Luma, o engenheiro agrônomo Fabricio Tomaz e foram acompanhados pelo responsável do espaço, o pastor Raimundo Egídio da Silva Assis, funcionários e colaboradores que mostraram toda a estrutura da comunidade.
Raimundo explicou que todos os dias é oferecido quatro refeições e vem buscando alternativa para torna a unidade autossustentável.
“Temos espaço e estrutura. A ideia de montar uma granja vem para agregar mais uma fonte de alimento e de renda no futuro, pois a comunidade é filantrópica e sobrevive de doações e projetos assistenciais”.
Segundo o pastor, a ideia de buscar orientação da Empaer é pela expertise e por ser uma empresa publica. “Estamos animados e nossa meta é com a estrutura da granja tenha cerca de 300 aves”, destaca ele.
Luma reforça que o projeto da construção da granja é possível e será feito. “Foi um primeiro contato para conhecer a área e o espaço. Agora vamos trabalhar na construção do projeto. Ver os requisitos para instalação, equipamentos e os procedimentos para o funcionamento da granja avícola para o beneficiamento de ovos”, explica.
De acordo com Fabrício, a reunião desta terça foi agendada durante a visita técnica. “Foi importante conhecer o espaço, saber a demanda, o público alvo e outros aspectos. Agora apresentamos o projeto da granja no papel e esperamos o retorno da equipe da entidade com as informações e materiais solicitados”.
Durante a visita técnica, foi apresentado o espaço do chiqueiro com uma pequena criação de suínos usada no consumo dos moradores, mas com possiblidade de adequações e ampliação, mas com necessidade de acompanhamento técnico especializado. Além do almejo também de uma horta hidropônica. Esses assuntos também serão discutidos na reunião pré-agendada.
Fonte: @empaer_mt