Christinny dos Santos
Única News
A Prefeitura de Tangará da Serra (241 km de Cuiabá) decretou situação de emergência após o município ser atingido por incêndios florestais também em áreas não protegidas. O decreto foi assinado pelo prefeito Vander Masson e publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios nesta quinta-feira (22).
De acordo com o decreto, os incêndios em parques, áreas de proteção ambiental e preservação permanente, também nas áreas não protegidas, tem refletido na qualidade do ar.
O documento autoriza que todos os órgãos municipais atuem, se necessário, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em ações de “resposta ao desastre, com as medidas necessárias”. Ficou autorizada ainda a convocação de servidores, quaisquer que sejam suas funções, para atuarem no combate.
“Diante da situação emergencial vigente, ficam todos os servidores municipais, da administração direta e indireta, cientificados que poderão ser convocados, a qualquer tempo, para atuação, ainda que as funções sejam diversas das inerentes ao cargo de sua lotação”, diz trecho documento.
Ser necessário, o documento autoriza ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.
O decreto entrou em vigor na data de sua publicação e será válido pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 1.543 focos de calor nesta quarta-feira, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 732 se concentram no Cerrado, 611 na Amazônia e 200 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Quarenta e cinco bombeiros combatem incêndios florestais entre a Reserva do Cabaçal e Tangará da Serra; na Fazenda Araras e Fazenda São Lourenço, em Alto Garças; na Fazenda Carajás, em Paranatinga; no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio; na Fazenda Renascer, em Alto Paraguai; na Fazenda Luz do Luar, em Juína; no Sítio Salvador, em Aripuanã; na Apa Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino; e na região do Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews