Sophia @princesinhamt
Notícias

Embaixadora de República Tcheca fica encantada com a cultura local durante sua visita ao município ao Brasil

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, visitou o município de Canarana durante a semana que aconteceu a tradicional Festa da Farroupilha, um evento tradicional folclórico e cultural realizado pelo CTG- Centro de Tradições Gaúchas de Canarana, com apoio da Prefeitura Municipal.

Durante o momento festivo a embaixadora e seus familiares, juntamente com assessores de governo, visitaram o prefeito Fabio Farias em seu gabinete e tiveram uma longa e proveitosa conversa sobre assuntos bilaterais que envolvem os dois países e sua cultura.

Potencial cultural, folclórico e econômico de Canarana sendo apresentado a embaixadora Pavla Havrlíková.

Nos últimos anos, Pavla Havrlíková estava atuando como Consulesa Geral da República Tcheca e em  janeiro deste ano ela assumiu definitivamente a condição de embaixadora no Brasil.

Na reunião o prefeito e sua equipe apresentaram para a embaixadora e sua comitiva Tcheca através de um telão a grandeza de Canarana, sua economia, sua cultura, seu potencial turístico e agrícola, o que eleva o município a se destacar entre os mais promissores do Brasil. Na conversa a embaixadora firmou compromisso com o prefeito Fabio em atuar para promover a cultura e o folclore entre a República Tcheca e o município de Canarana.

“Gostaria muito de agradecer a Prefeitura de Canarana e a população pela calorosa recepção, na pessoa do prefeito Fabio Faria, essa foi a primeira visita que fiz essa região de Mato Grosso, para mim, minha família e nossa comitiva foi um momento especial, conhecer esse povo aguerrido, sua cultura e essa região promissora do Brasil, principalmente neste momento em que a cidade celebra a semana Farroupilha através do CTG”. Disse a embaixadora Pavla.

Em Canarana foi celebrada através do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) um dos momentos mais importantes da cultura local, que é a Semana Farroupilha, ocasião em que a representante Tcheca disse ter gostado bastante e revelou que seu país também possui um folclore muito forte, disse sair convencida de que em breve poderá estar celebrando uma sólida parceria com o promissor município de Canarana.

Em entrevista à imprensa o prefeito não escondeu o seu contentamento e alegria em receber a embaixadora em sua cidade, principalmente no momento em que o município, em sua maioria formado por colonizadores oriundos do Sul do Brasil e com fortes laços consanguíneos com a República Tcheca está celebrada uma festa tão importante para a cultura local, que é a Farroupilha.  “Hoje trocamos experiências culturais da nossa querida Canarana com outra parte do mundo, a República Tcheca caiu na graça do nosso povo e da cultura gaúcha, isso tudo aconteceu através do CTG das suas viagens e apresentações, estaremos sempre de portas abertas, quero um dia poder conhecer esse país tão maravilhoso que já me deixou encanto somente em ouvir as suas histórias” Disse o prefeito Fabio Faria.

SOBRE A REPÚBLICA TCHECA

A República Tcheca é um país parlamentarista localizado na região centro-leste do continente europeu com uma área de área: 78.866 km² e uma população estimada em 2022 com 11,3 milhões de pessoas, sua capital é Praga e seu território não possui saída para o mar.

O país é conhecido pelos castelos ornamentados, pelas cervejas locais e por sua longa história. Praga, a capital, abriga o grandioso Castelo de Praga, do século IX, uma preservada cidade antiga medieval e a Ponte Carlos, repleta de estátuas. Český Krumlov, uma pequena cidade na região da Boêmia do Sul, destaca-se pelo grande número de construções góticas, renascentistas e barrocas.

As cidades principais da República Tcheca são: a capital Praga, Brno, Ostrava, Pizen, Liberec e Olomouc, o governo é parlamentarista e faz limites geográficos ao norte e ao Oete com a Alemanha e Polônia, ao sul com a Áustria e Eslováquia, ao leste com a Polônia.

O idioma oficial é o tcheco, 64% da população é cristã, 31% não tem religião e 5% são ateístas, a taxa de analfabetismo está entre as menores do mundo, em torno de 0,4% e está entre as referências mundial.

Já o Índice de Desenvolvimento Humano´(IDH) é muito alto, em torno de 0,891 (Pnud 2018), o Crescimento demográfico entre os anos de 2010 e 2015 foi de 0,4% ao ano, a Expectativa de vida no país é de 78,9 anos (referência: ano de 2017 – PNUD).

Alguns destinos encantam por suas praias paradisíacas de águas cristalinas e areias brancas, outros por suas construções seculares, há também aqueles que fascinam por suas riquezas históricas e culturais, o país, que nasceu da divisão da antiga Tchecoslováquia, em 1993, guarda tesouros arquitetônicos ainda bem preservados. Tanto na capital Praga, como nas cidades do interior do país, é possível encontrar construções em estilo romano, barroco, renascentista, gótico, soviético e cubista.

A República Tcheca também mantém viva a lembrança de seus cidadãos notáveis como o escritor Franz Kafka (1883-1924) e o compositor Antonín Dvořák (1841-1884), mas talvez seja a cerveja um dos bens imateriais mais admirados pelos tchecos.

Não é à toa que eles são os maiores consumidores da bebida no mundo. Sim, os tchecos bebem mais cervejas que os alemães.  Aliás, o país é a terra natal das cervejas tipo pilsen e budweis, que também são nomes de cidades –Plzen (Plzeň, em tcheco) e Budweis. A paixão pela bebida é tanta que existem spas onde a cerveja é a estrela.

Nos últimos anos, a República Tcheca vem se tornando num dos principais destinos turísticos da Europa. Só no ano passado, o país recebeu mais de 8 milhões de turistas estrangeiros, crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Desse total, cerca de 70 mil eram brasileiros, o que faz do Brasil o maior emissor de turistas da América Latina.

Um dos motivos é o ótimo custo-benefício que o país oferece aos turistas, a capital Praga é uma das mais baratas da Europa, uma diária na cidade, por exemplo, custa em média € 70. A forte valorização do euro frente à moeda local –a coroa tcheca– é outro atrativo para o bolso. Um euro vale em média 26 coroas.

Outro fator é a segurança, a República Tcheca é um dos dez países mais seguros do mundo, segundo o ranking Global Peace Index, que analisa, desde 2007, o grau de segurança e paz de diferentes países, na última edição, o país saltou da 10ª posição para a 6ª ainda acima de Cuba que ocupa o 5º lugar.

Todos os anos em julho, Karlovy Vary abriga um dos festivais de cinema mais antigos da Europa, a cidade, por sinal, já foi cenário de inúmeras produções como “Cassino Royale”, o primeiro de Daniel Craig como 007, e que teve como locação o magnífico Grande Hotel Pupp.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.