Sophia @princesinhamt
Notícias

Embaixada Argentina busca parcerias comerciais em Mato Grosso para intercâmbio econômico

Sedec apresenta potencialidades de Mato Grosso para diplomatas argentinos.
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Representantes da embaixada da Argentina participaram, nesta quarta-feira (11.12), de uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec). Na visita da comitiva argentina à secretaria, foram apresentadas as potencialidades de Mato Grosso, bem como discutida a participação do país na Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT) em 2025. 

O país vizinho tem 4,67%  de participação nas exportações de Mato Grosso para os países sul-americanos. Os principais produtos comprados são soja, gelatinas e seus derivados. Também, as importações de Mato Grosso provenientes da Argentina apresentaram retração ao longo dos anos, reduzindo de US$17 milhões (2015) para US$4,58 milhões (2024), uma queda de 73%. Diante desse cenário, a Argentina busca o resgate e a ampliação do intercâmbio com Mato Grosso.

Para o chefe da Seção Econômica e Comercial da Embaixada Argentina, Patricio Violini, a primeira impressão foi positiva e demonstrou potencial para que a embaixada siga seu interesse de evoluir a relação comercial com Mato Grosso. 

“Queríamos fazer essa visita exploratória. É uma via de mão dupla, temos muito interesse em incrementar essa parceria e é muito positivo se conhecer para aparecerem negócios. Queremos incrementar nossas exportações, acrescentar nessa parceria entre a Argentina e Mato Grosso. Foi bom estar com o secretário César Miranda e o secretário-adjunto Felipe Wellaton para discutir a ampliação da nossa presença no Estado. Recebemos o convite da FIT e estamos avaliando em Buenos Aires a possibilidade da nossa participação.” disse. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou a importância da relação com os países vizinhos e destacou a possibilidade de voos da Argentina para Mato Grosso. 

“Estamos de portas abertas e com a nossa equipe técnica preparada para fornecer as informações e evoluirmos essas relações. A internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon é algo que será trabalhado com os países vizinhos para podermos atrair e captar voos para Cuiabá. Conversei com os diplomatas durante a reunião para que colocássemos em pauta para chegarmos nas empresas argentinas com ajuda da embaixada”, contou o secretário. 

Ficou acordado entre as autoridades novas missões comerciais da Argentina a Mato Grosso e Mato Grosso a Argentina. A Sedec foi convidada a participar da Expoagro Argentina em março de 2025, para dar continuidade no trabalho de intercâmbio comercial.
 

Fonte: mt.gov.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.