Sophia @princesinhamt
Notícias

Em parceria com o Estado, Prefeitura já instalou mais de 6 mil lâmpadas de LED em 12 bairros e 7 grandes avenidas

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word1

–>

Ao longo deste segundo semestre de 2022, quem passa pelos bairros Costa Verde, Jardim Imperador, Ipase, Nova Várzea Grande, Jardim dos Estados, Planalto Ipiranga, , Manga, residenciais Aurília Curvo, Noise Curvo, Maringá I, II e III percebe um novo aspecto, principalmente no período noturno, graças à instalação de mais de 6 mil lâmpadas de LED de 250 watts. Os serviços estão sendo executados por meio do programa MT Iluminado, em uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Além desses bairros, as lâmpadas novas também foram instaladas nas Avenidas Ulisses Pompeu de Campos, FEB, , Alameda, 31 de Março, Julião de Brito, Íris de Siqueira e Tricolor, essas quatro últimas no Cristo Rei, bairro cujo centro comercial também já foi beneficiado. No momento, está sendo executada a manutenção na iluminação pública do bairro Construmat. No total, cerca de 6 mil lâmpadas já foram trocadas no programa MT Iluminado.

O prefeito Kalil Baracat destaca que as melhorias na iluminação pública promovem e economia de energia elétrica, além de dar mais qualidade de vida aos várzea-grandenses. “Essas lâmpadas garantem melhor luminosidade nas ruas e avenidas da cidade e geram economia para o , sem falar na segurança que proporcionam aos moradores dos bairros, principalmente aos pedestres. Agradecemos ao governo do Estado por esta relevante parceria”, enfatizou o prefeito.   

De acordo com o de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o Município ganha com a economicidade das lâmpadas de LED, que reduzem em média 50% o consumo de energia elétrica em comparação com a lâmpada de 200 watts vapor metálico, além de terem maior durabilidade. “Os custos com iluminação pública estão sendo otimizados com a troca por lâmpadas que duram em média um ano e meio, enquanto as antigas duravam de 120 a 180 dias. Com isso, o custo com manutenção também diminui exponencialmente”, afirma Breno.  

De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Careolano Miranda, as próximas instalações estão previstas para ocorrer no bairro Alameda e em toda a extensão da Avenida Júlio Campos. Segundo ele, até o final deste ano, a expectativa é que 13 mil novas lâmpadas de LED já tenham sido instaladas por meio do convênio com o governo do Estado, que disponibiliza as lâmpadas, ficando a cargo do Município providenciar a mão-de-obra para colocação dos materiais elétricos.

Fonte: Secom-VG

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.