Sophia @princesinhamt
Notícias

em menores de idade em São Paulo

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
18/05/2023 às 16:03:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Para marcar a luta contra exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger realizou na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, uma palestra sobre o “Maio Laranja”. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, abordando o seguinte tema, “Orientação e Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Jovens”.

“A atividade contou com a participação de alunos da Rede Estadual”.

Aluna da Escola Leônidas de Matos, Mariana Silva de 14 anos, falou que é importante falar sobre os direitos e deveres que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), proporciona às crianças e adolescentes.

“Gostei de estar aqui na palestra, pois ficamos sabendo quais são os direitos que possuímos, principalmente quando se fala em abuso sexual, que na maioria das vezes, são cometidos com nós, que somos do sexo feminino, e temos que estar sempre atentas a respeito dessa situação”, disse Mariana.

“Membros do Corpo de Bombeiros, estiveram presentes acompanhando o evento do “Maio Laranja””.

Whirley Santos, além de ser palestrante, é também conselheiro tutelar na cidade de Diamantino, (215km de Leverger), deixou claro, que na maioria dos casos, quando um abuso acontece, não são denunciados.

“Para que pudéssemos falar sobre o combate ao abuso sexual, muitas pessoas já foram vítimas, infelizmente, cerca de 80% dos casos estão relacionados dentro do próprio ceio familiar, e apenas, 2% são colocados em evidência, por medo ou vergonha, e aqui, estamos aqui orientando e informando esse público, quando podemos fazer políticas públicas, para buscar baixar a porcentagem desses dados, que são alarmantes”, afirmou Whirley.

Representando o secretário de Assistência Social no município, Olga Vieira ressaltou que o objetivo é trabalhar, políticas em favor das causas contra violências as crianças e adolescentes.

“Precisamos manter o foco, reforçar as ações para que as nossas crianças não tenha seu futuro interrompido, é importante debater cada tema, que fala sobre as necessidades desses jovens que devem ser orientados, e esse é o nosso papel, ao qual estamos sempre buscando, fazer o melhor”, declarou Olga.

“Representando a Câmara dos vereadores de Leverger, a vereadora Laura Moraes prestigiou o evento, organizado pela pasta da Assistência Social”.

Para Patrícia Vieira, secretaria de Fazenda em Leverger, que por hora, esteve representando a prefeita, Francieli Magalhães disse que o objetivo, é conscientizar as pessoas sobre a importância de identificar os casos de abuso sexual infantil e denunciar.

“Queremos chamar a atenção da população, para o fato do abuso ser muitas vezes silencioso, e praticado por pessoas muito próximas das crianças e jovens. Por essa razão, todos devem estar atentos aos sinais e, diante de qualquer suspeita, denunciar às autoridades, para que as devidas medidas sejam tomadas. Em maio, o assunto ganha o reforço desta campanha, momento em que podemos levar a temática para as pessoas, propondo uma reflexão”, finalizou Patrícia Vieira.

Você sabe o que é Maio Laranja?

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil, tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como “Maio Laranja”.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.