No total, 60 representantes de nove escolas metropolitanas e rurais da educação infantil municipal de Chapada dos Guimarães participaram da formação e qualificação ‘Cozinhas & Infâncias’, no Centro Municipal de Educação Infantil ‘Magia Do Saber’ Anita Goulart, neste último sábado (25).
A partir de uma parceria firmada entre o Instituto Comida e Cultura – ICC, Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O curso foi ministrado pela diretora do ICC, Ariela Doctors, comunicadora, educadora e chef de cozinha esclarece que a formação ser voltada às crianças da educação infantil tem uma intenção simples: “Criar hábitos saudáveis desde a infância é muito melhor do que ter que reabilitar os seus hábitos ao longo do tempo”.
De acordo com ICC, o objetivo é preparar educadores e demais atores responsáveis pelo desenvolvimento integral das crianças, promovendo o conhecimentos a respeito da História da Alimentação Humana sob uma perspectiva decolonial até a História da formação da culinária Brasileira, Habilidades Culinárias Domésticas e Alimentação Saudável. Quem norteia os passos do ‘Cozinhas & Infâncias’ é o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), e por meio dele leva o tema da alimentação e suas múltiplas dimensões às práticas pedagógicas como disciplina permanente nos currículos escolares das escolas de todo o Brasil.
A fundadora do Instituto Bela Gil, que participou do curso via conferência, defende: “Diante deste novo cenário político no Brasil, acreditamos que podemos caminhar para muito além do combate à fome. Com programas como o ‘Cozinhas & Infâncias’, por exemplo, ampliamos o acesso ao conhecimento entre educadores e estudantes nas escolas, que têm papel fundamental na promoção da alimentação adequada, saudável, biodiversa e inclusiva”.
“O projeto Cozinhas e Infâncias, entre outras estratégias, usa a cultura culinária como uma porta de entrada para o debate da sociobiodiversidade, conectando agricultura, saúde, educação e meio ambiente, e motivando um espaço político favorável à sua conservação. Hoje, o Cerrado é nosso bioma mais ameaçado e o projeto quer propor aos educadores do ‘coração do Brasil’ uma reflexão sobre a possibilidades de sistemas alimentares mais saudáveis a partir de uma nova consciência alimentar”, diz Bela Gil.
Também participaram da videoconferência Bela Gil, Daniella Brochado, engenheira química, cozinheira e pesquisadora, Erika Fischer, administradora e gestora de políticas públicas, e Juliana Furlaneto, bióloga e comunicadora, que participam do instituto.
Para a educadora Maria Vanilza, da Creche Municipal Irmã Maria Bertha Handersdorff, disse que acredita que o curso será de grande aprendizado.
“Muito interessante o curso, nos esclarecendo sobre sustentabilidade, desperdício, industrializados, nos despertando a novos pratos, da alimentação saudável, com produtos típicos, e os conhecimentos adquiridos aqui serão replicados aos familiares dos nossos alunos”, disse Maria.
Benedito Lechner, secretário municipal de Educação destaca: “Somos gratos ao Instituto Comida e Cultura, que junto ao Ministério Público oferece oportunidade aos professores do município para que trabalhem o tema da alimentação na sala de aula, temos educadores de 150 km, 80 km que iram adquirir os conhecimento e estender aos familiares. A valorização da cultura alimentar local desperta ainda o interesse futuro dos alunos no mercado de trabalho desta cidade que é turística”, destacou.
Instituto Comida e Cultura
O projeto “Cozinhas e Infâncias”, uma iniciativa que integra o Instituto Comida e Cultura, criado em 2018, antes já realizava uma formação com educadores, além de oficinas para toda a comunidade escolar. A nova formação nasceu da vontade de expandir o projeto para mais crianças e, futuramente, transformá-lo em uma política pública.
O material exclusivo preparado pelo ICC é pautado no conceito da alimentação saudável e na história da formação da culinária brasileira, sob uma perspectiva decolonial. A expectativa é de que milhares de alunos sejam beneficiados com as trocas propostas pelo Cozinhas & Infâncias.
Ao cozinhar com as crianças, é possível trabalhar assuntos complexos como os processos produtivos e seus impactos socioambientais, a origem dos alimentos, a ancestralidade, a cultura Intrínseca aos diferentes modos de preparo e a valorização das receitas tradicionais feitas com ingredientes nativos.
De maneira interdisciplinar, o programa navega pelos tópicos: Cultura, História, Sistemas Alimentares, Biodiversidade, Nutrição, Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.