O município de Gaúcha do Norte prepara início do ano letivo de 2023 na próxima segunda-feira, 13, nas escolas municipais indígenas de Gaúcha do Norte. Durante esta semana acontece a entrega de merenda escolar, material pedagógico e orientações dos profissionais de educação nas aldeias.
Todo o trabalho é coordenado pela diretora das escolas indígenas Catia Leticia Trevisan e pela nutricionista da merenda escolar Marcielly Batista Toscano Lima.
“Hoje temos quatro escolas municipais indígenas distribuídas em sete aldeias diferentes, estamos nos deslocando até essas escolas levando material pedagógico e orientando nossos professores para que juntos possamos oferecer uma educação de qualidade para nossas crianças indígenas”, pontuou a diretora das escolas indígenas.
A merenda escolar fornecida para as aldeias é composta de arroz, feijão, legumes, frutas e verduras assim como nas demais escolas da cidade e da zona rural. “Trazemos todos os tipos de alimentos como cobra a merenda escolar, e para as escolas indígenas também trazemos alimentos que estão inseridos na cultura indígena. Estamos indo até as escolas e passando orientações aos merendeiros em relação ao preparo dos alimentos, preparações diferentes, tentando auxiliá-los e agregar para entregar uma alimentação de qualidade assim como acontece nas demais escolas do município”, disse a nutricionista.
Todas as ações desenvolvidas em prol da educação indígena buscam atender a demanda e trabalhar as dificuldades, promovendo a alfabetização das crianças indígenas, sempre buscando manter os ensinamentos e a cultura.