Sophia @princesinhamt
Notícias

Educação de Várzea Grande promove primeira formação do Programa Escolas Criativas

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2025 word2

<!–

–>

A Rede Pública de Educação de Várzea Grande foi selecionada, juntamente com outras cidades brasileiras, para integrar na segunda turma do Programa Escolas Criativas. A primeira reunião formativa com os profissionais da Educação de Várzea Grande ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório do Anexo II da Smecel, no bairro Jardim Marajoara e reuniu cerca de 30 profissionais da Educação.

O Programa prevê impactar 500 mil alunos em todo Brasil, até 2024, fomentando a aprendizagem criativa nas escolas com abordagem que promove práticas educacionais mais criativas, lúdicas e relevantes. Segundo Hellen Regina Barbosa, da equipe pedagógica, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), apoiada pela Fundação Lemann e Instituto LEGO, selecionou mais sete redes públicas de ensino para a implementação do Programa Escolas Criativas: municípios de Bragança (PA), Coruripe (AL), Joinville (SC), Mata de São João (BA), Várzea Grande (MT) e estados de Alagoas e São Paulo.

Nesta segunda fase do Programa, as cinco secretarias municipais e duas secretarias estaduais de educação se juntaram às secretarias municipais de Educação de Branquinha (AL), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Jaguariúna (SP), Recife (PE), Ribeirão das Neves (MG), São Bernardo do Campo (SP), São Luís (MA) e Vinhedo (SP), além da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul que já estão desenvolvendo o programa desde 2021.

De acordo com Hellen, o programa visa fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 6 a 14 anos. Durante as formações, professores são incentivados a desenvolver as suas próprias atividades utilizando os princípios da aprendizagem criativa e recursos de robótica, computação criativa como o Scratch, e materiais acessíveis e reutilizáveis como papelão, cola, papel, tesoura e embalagens recicláveis.

A Superintendente Pedagógica da Smecel, Luz Marina Coelho, que também participou da formação, disse que após esta etapa, a formação continua com a vinda da equipe de Adoção Sistêmica para o encontro com gestores. “O programa proporciona a evolução no aprendizado, ampliando o conceito do foco no conteúdo para experiências mais significativas para o aluno, promovendo mais autonomia e mais liberdade nos processos criativos da aprendizagem”, afirmou.

O secretário Silvio Fidelis informou que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer inscreveu 10 escolas municipais para participar do Programa Escolas Criativas. “Nós acreditamos no potencial dos nossos gestores e temos certeza que, com as formações oferecidas através da parceria entre Prefeitura Municipal e Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), iremos avançar ainda mais e elevar o nível da aprendizagem de nossos alunos, colocando em prática todas as técnicas implementadas pelo Programa Escolas Criativas”, pontuou.

Fonte: Secom-VG

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.