Mais de 2,4 mil pessoas já se vacinaram contra a dengue em Dourados – cidade a 226 quilômetros de Campo Grande e a primeira do país a imunizar a população contra a doença. As primeiras doses da Qdenga começaram a ser aplicadas na quarta-feira (3) e a expectativa é que 150 mil moradores recebam a vacina esse ano.
Segundo a Prefeitura de Dourados, de quarta a sábado – dia 6 de janeiro – 2.453 doses foram aplicadas. Podem receber as vacinas moradores do município de 4 a 59 anos.
A vacina é distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e será aplicada em duas doses, com três meses entre cada uma.
Para a primeira etapa de vacinação, a cidade recebeu 90 mil doses da “Qdenga”, que foram divididas entre os 35 postos de saúde. Mas para imunizar os 150 mil moradores, a cidade deve receber um total de 300 mil doses ao logo dos meses.
A primeira fase da imunização só deve terminar no fim de março.
Para tomar a primeira dose, basta ir a um posto de saúde da cidade, com documento de identificação e comprovante de que mora em Dourados.
A segurança da vacina Qdenga foi comprovada em fevereiro deste ano pela comissão técnica nacional em biossegurança. Ela é feita com base no vírus vivo atenuado do sorotipo 2 da dengue e oferece proteção para todos os quatro sorotipos da doença.
Fonte: primeirapagina