As primeiras doses da vacina contra a dengue já estão disponíveis nos postos de saúde de Dourados. O segundo maior município sul-mato-grossense é o primeiro do país a imunizar a população contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A expectativa é vacinar 150 mil pessoas, com idades de 4 a 59 anos.
Nesta quarta-feira (3), 90 mil doses da “Qdenga” foram divididas entre os 35 postos de saúde espalhados pela cidade. A imunização contra a dengue será feita em duas etapas, com um intervalo de três meses entre cada dose.
A expectativa é de que a vacinação comece, oficialmente, às 10 horas desta quinta-feira. O município também espera concluir a primeira fase da imunização até o fim de março.
Para isso, a cidade deve receber um total de 300 mil doses para vacinar 150 mil pessoas, com idades de 4 a 59 anos. Para tomar a dose, basta ir a um posto de saúde da cidade, com documento de identificação e comprovante de que mora em Dourados.
Liberação
A segurança da vacina Qdenga foi comprovada em fevereiro deste ano pela comissão técnica nacional em biossegurança. Ela é feita com base no vírus vivo atenuado do sorotipo 2 da dengue e oferece proteção para todos os quatro sorotipos da doença.
A vacinação, inédita no país, ocorre graças a uma parceria entre o município sul-mato-grossense e o laboratório que produz a Qdenga.
Em Mato Grosso do Sul, a dengue matou 40 pessoas em 2023; foram mais de 40 mil casos confirmados da doença, 1,5 deles em Dourados. No país, o número de mortes foi de 1.079 mortes.
Fonte: primeirapagina