Sophia @princesinhamt
Notícias

Diretor da ONU: “Trabalho de MT é um sucesso e deveria se expandir pelo país”

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

O diretor do Programa do Escritório Verde e Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), Angus Mackay, afirmou que os resultados obtidos pelo Governo de Mato Grosso na preservação ambiental são “um sucesso” e deveriam se expandir pelo país. A fala ocorreu durante reunião na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), em Sharm El Sheik, no Egito, nesta quinta-feira (17.11).

Angus Mackay destacou o trabalho realizado por meio do programa Page (Parceria para fortalecimento da Economia Verde), concretizada entre Mato Grosso e a ONU.

“Conhecer vocês é uma experiência significativa e única, porque vocês trabalham em nível regional. O que Mato Grosso puder compartilhar é muito significativo. Um programa como esse, com esse nível de dimensão territorial, só conheço um, na China, e já que vocês conseguiram esse grande sucesso regional, nossa sugestão é exportar essa ideia e expandir para os outros estados e nacionalmente”, disse ele.

Por meio do programa Page, o Governo de Mato Grosso atuou em áreas como Agricultura Familiar, Turismo Sustentável, uso de Energias Renováveis, Planejamento do Ordenamento Territorial, estruturação de Política Florestal, e estabeleceu parâmetros para Etnoturismo, Selo Verde e Compras sustentáveis em MT.

“É uma grande satisfação estar estreitando essa relação com vocês. Ficamos impressionados com o entusiasmo desse grupo e gostaríamos de congratular toda a equipe que faz parte do projeto”, completou.

2024 word2

O governador Mauro Mendes destacou que a sugestão do diretor da ONU será possível de implementar junto ao Consórcio da Amazônia Legal, que abrange os nove estados que possuem território na floresta amazônica.

“Queremos ampliar essa política, e acredito que pelo consórcio conseguiremos, pois é para o bioma amazônico que o mundo está com os olhos voltados. Podemos dar exemplo de preservação e de respeito aos povos que vivem na região”, pontuou.

Também participaram da reunião a primeira-dama Virginia Mendes; o suplente eleito de senador, Mauro Carvalho; o deputado estadual Max Russi; os secretários de Estado Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Rogério Gallo (Casa Civil); o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar; o procurador federal Erich Masson; e o cacique indígena Rony Paresi.

Fonte: GOV MT

2024 word2

Primeiro emprego e inserção do jovem no mercado de trabalho foram temas do terceiro episódio do podcast “Conecta Jovem”, que foi ao ar nesta quinta-feira (17.11). O entrevistado foi o supervisor da Unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Mato Grosso, Lucas Nascimento, que ressaltou que o estágio é a porta de entrada para a vida profissional.

“Essa é a oportunidade que o estudante tem de colocar em prática o que está aprendendo na faculdade ou de definir o seu futuro, seja através do estágio ou do jovem aprendiz, programas distintos, mas com um mesmo objetivo: colocar o jovem como protagonista da sua própria carreira”, pontuou o gestor.

No podcast, Nascimento explicou o programa jovem aprendiz, no qual a prioridade é atender o público de baixa renda, a partir dos 14 anos de idade, e comentou sobre a parceria do Governo de Mato Grosso com o CIEE para a oferta das oportunidades.

“Tirar o jovem de uma situação vulnerável e entregar um profissional qualificado é a melhor forma de devolvê-lo para a sociedade. Um programa bem desenvolvido substitui um banco de currículos para um banco de talentos da empresa”, observou.

“Desde o início da parceria quase 10 mil estudantes já foram inseridos dentro do Governo. Atualmente, temos cerca de 2.400 estagiários ativos a nível de ensino médio, graduação e pós-graduação em diversas secretarias”, completou.

O bate-papo ainda contou com um passo-a-passo de como se cadastrar no site do CIEE e se tornar um candidato às vagas disponíveis. 

Confira o episódio desta semana nas platafomas Spotify e Youtube.

Conecta Jovem

Apresentado por Léo Oliveira, o programa pretende fomentar a interação do público mais jovem com os assuntos relacionados ao Governo do Estado. A produção desta semana contou com a participação de servidora Katharina Yamashita e do estagiário Geraldo Neto, ambos da Secretaria de Estado de Comunicação.

Fonte: GOV MT

2024 word2

A Polícia Civil incinerou nesta quinta-feira (17.11), em Sinop, mais de 400 quilos de cocaína apreendidos na semana passada, pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-163, próximo a Colíder.

A droga foi encaminhada para a queima após instauração de inquérito pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop.

Os 380 tabletes do entorpecente foram apreendidos no dia 10 de novembro, após a PRF abordar um caminhão munck que transitava pela rodovia federal. O veículo tipo munck era escoltado por batedores que estavam em uma pickup Strada e uma camionete Hillux e trafegavam utilizando comunicação via satélite.

Devido ao local onde o entorpecente estava armazenado, o caminhão foi encaminhado para Sinop e, após a perícia, foi constatado que era cocaína, totalizando 413 quilos da substância.

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.