Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco (UB) que foi reeleito para o quarto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, se mostrou insatisfeito com algumas informações colocadas pela mídia, de que criticou os movimentos de manifesto que estão sendo feitos em todo o pais, principalmente em MT.
Bolsonarista, Dilmar explicou que participou do movimento em Sinop, reunido com diversas lideranças e manifestantes, declarando total apoio aos atos que estão sendo realizados. “Sou totalmente favorável a esta manifestação, estive conversando com diversas lideranças que estão envolvidas, ouvi diversos pedidos e me coloquei a disposição para que possamos, da melhor forma, mostrar a nossa insatisfação com os resultados dessas eleições, principalmente, com as pautas reivindicadas por todos nesses movimentos” salientou Dilmar.
Dilmar também comentou sobre as declarações dadas a mídia e disse que alguns sites colocaram de forma deturpada a entrevista que ele concedeu. “Jamais eu critiquei o movimento, sou totalmente favorável, participei em Sinop, como que eu iria criticar, o que eu salientei para a mídia é que precisamos de discernimento, ter calma, realizar um movimento pacifico, como está sendo, e tentar, da melhor forma, não deixar afetar o estado com a falta de mercadorias, produtos básicos, ou seja, cuidar para que não haja o desabastecimento no comercio, foi isso que eu disse, porém, alguns sites estão colocando como se eu tivesse criticado o movimento, e não foi nada disso que eu falei, preciso deixar isso claro para que as pessoas que confiam em mim, continuem, jamais iria apoiar o presidente Jair Bolsonaro, participar dos atos, declarar meu apoio, pessoalmente, ao ato e depois, vir na mídia e tecer críticas” desabafou Dilmar.
Parlamentar ainda destacou a importância da união de todos, como os caminhoneiros, que se deslocaram à capital. “A exemplo dos caminhoneiros que saíram lá do nortão, deixaram seus municípios, suas famílias e seus afazeres para estarem aqui em Cuiabá, realizando um grande ato em frente à sede do Exército Brasileiro, demonstrando seu patriotismo, buscando sempre Deus, a pátria e a família brasileira, é isso que defendemos para o nosso pais, não queremos nada mais do que mostrar nosso descontentamento com o resultado das eleições” finalizou Dilmar.
Fonte: Política
O produtor Joaquim Franco da Silva, 75 anos, o popular Quinzim, está animado com o processo de formatação, estruturação e qualificação do turismo rural, desenvolvido pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) junto aos moradores da comunidade Água Branca, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). Na semana passada, os técnicos da Empaer, Elienai Correa e Geraldo Lucio Donizete, fizeram uma visita técnica na propriedade para inseri-la no catálogo da iniciativa.
A Fazenda Morro do Prumo tem 3,5 mil hectares, é rica em belezas naturais, com córrego, riacho, pesqueiro, morros, cânions e floresta, além de 20 quilômetros de margem com acesso ao lago de Manso. “Sei que conheço apenas 10% de tudo que a propriedade tem a oferecer para o turista. É uma região muito bonita e com uma riqueza natural impressionante”.
Quizim conta que comprou a propriedade há 10 anos e, desde então, vem explorando a área. “Sei que o Morro do Prumo tem sua história contada em um cartaz no Aeroporto Marechal Rondon. Anos atrás, ele servia de marco de localização para pilotos. Na mesma área, ainda existem marcas na estrada, da época da escravidão e de quando os povos originários e ribeirinhos utilizavam-na, seja a cavalo ou a pé, indo ou voltando de Cuiabá. A região tem muitas histórias e lendas”, destaca.
Equipe da Empaer, “seo” Quinzim e, ao fundo, o Morro do Prumo Foto: Empaer
Uma delas é o Córrego Molha a Cela, que dá acesso à Lagoa Encantada. No local, as comitivas a cavalo passavam e molhavam a cela, por isso, o nome. Já Lagoa Encantada, foi a denominação escolhida por Quizim, que defende ser o local misterioso e cheio de segredos. “Esta lagoa é muito profunda e, comenta-se, seria um ninho de cobra sucuri, pois há muitas por aqui. Já pegamos elas comendo galinha, cachorro, bezerro, porco e até vacas”, conta Quinzim.
Para Elienai Correa, a visita reforça o grande potencial da propriedade. Ela destaca a área de floresta, com vários exemplares de Cedro Rosa, muitos acima de 40 metros de altura, além das dezenas de buritis e outras plantas nativas da floresta amazônica. “Já tenho até o slogan. Um pouco da floresta amazônica, cerrado e pantanal em um único lugar. Estou encantada com tudo que vi e o quanto o turismo rural irá agregar em renda para os moradores da comunidade Água Branca”.
Geraldo Donizete Lucio, por sua vez, explica que, como em outras propriedades, a Fazenda Morro do Prumo vai precisar de algumas intervenções e reformas para se adequar ao processo de formatação, estruturação e qualificação do turismo rural.
“A receptividade do Quizim já é um atrativo para o turista. Ele tem muita disposição e paciência para apresentar o potencial da sua propriedade. É realmente um local com vários produtos a serem explorados. Em uma breve visita, já identificamos vários perfis de turista, desde o observador de aves até o pescador”.
Segundo o técnico da Empaer, os trabalhos continuam e, na próxima reunião com os moradores, em data a ser definida, serão apresentados os possíveis potenciais a serem explorados e os investimentos necessários, preparando as propriedades para receber os visitantes. “É um trabalho técnico, que precisa de tempo e disposição. Sem a colaboração dos moradores, nada disso seria possível. A comunidade está na expectativa de ver a região sendo conhecida e valorizada pelas suas belezas naturais e receptividade”.
A técnica Elienai abraça um cedro rosa, com mais de 40 metros de altura Foto: Empaer
Fonte: GOV MT
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da adjunta de Gestão de Políticas Públicas, realizou nesta sexta-feira (04), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), o encerramento e premiação da segunda edição do Outubro Movimente – Ideias em Movimento.
Participaram das atividades do Outubro Movimente 20 secretarias no total. Foram cerca de 20 horas de lives com oficinas e mesas realizadas ao longo do mês de outubro com intuito de fornecer suporte aos servidores que desenvolveram os projetos inovadores e participaram do Desafio da Inovação. Aproximadamente 1.500 funcionários públicos foram mobilizados.
Ao todo foram desenvolvidos 16 projetos gerando uma cultura de inovação e troca de ideias. Durante a cerimônia houve a apresentação de pitch das seis equipes finalistas selecionadas no Desafio da Inovação, onde cada uma contou com três minutos para apresentar sua proposta de projeto inovador.
Para o Secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, inovar é mais do que criar algo novo, é resolver problemas e encontrar soluções, e o Outubro Movimente possibilita isso. “O prêmio Desafio da Inovação visa proporcionar a valorização das ideias dos servidores e empoderá-los enquanto protagonistas de uma mudança de cultura dentro do ambiente público, para favorecer um local de trabalho criativo e aberto a práticas inovadoras e ao intraempreendedorismo”.
Dentre as propostas apresentadas tiveram projetos desenvolvidos e pensados inteiramente pelos servidores públicos, com intuito de solucionar problemas e desafios do dia a dia de trabalho com propostas inovadoras. Foram apresentadas iniciativas visando educação financeira, agilidade de atendimento com o público e cuidados com a saúde física e mental dos servidores.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, o maior trunfo da administração pública para entregar melhores serviços ao cidadão é o servidor público.
“Acreditamos que o genuíno servidor aprimora seus talentos pelo estudo e pela reforma íntima, e utiliza esses recursos na construção de um mundo melhor e auxilia o próximo ao atender suas legítimas necessidades. Nossa missão na área de inovação e intraempreendedorismo é apoiar nossos colegas servidores preparando mecanismos para se beneficiarem desse poderoso elemento do progresso”.
Vencedores
Em 1º lugar ficou o projeto “Espaço Inspire”, proposto por servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que visa proporcionar práticas de bem-estar para os servidores públicos do órgão.
Idealizado na tipologia de contêiner, o projeto multifuncional é destinado a práticas de bem estar como ginastica laboral, yoga, meditação, descanso pós-almoço, massagem quick e restabelecimento da saúde física e mental, proporcionando aos servidores um ambiente de trabalho saudável para reduzir o esgotamento mental, cansaço e estresse durante as horas de expediente.
“Desenvolvemos alguns protótipos nesse mês com resultados positivos e como a gente já tem uma previsão de fonte financiadora, ele tem tudo para ser implementado e alcançar os resultados que são planejados, que é qualidade de vida e bem-estar para nossos servidores”, destaca Andrea Diniz, líder da equipe.
Em segundo lugar ficou o projeto “Íris Assistente Virtual”- também da Politec- uma solução tecnológica visando reduzir o tempo médio de resposta da ouvidoria da órgão, que pode beneficiar tanto os servidores quanto os usuários dos serviços ofertados por eles.
Desenvolvido inteiramente pela equipe e de baixo custo, trata-se de um robô de bate-papo (chat-bot) que pretende interagir com o usuário e reduzir o tempo de respostas para as solicitações de informações com respostas programadas.
“Ele foi equipado com cinquenta e duas perguntas. Então ele sabe explicar algumas funcionalidades básicas, como cadastro e protocolo. Ele dará orientações relacionadas a isso. Em outro momento ele pode ser equipado com outras funções”, pontua o líder da equipe da Politec, Jaime Trevizan.
Em terceiro lugar ficou a “Sala de Conversa PSI”, da servidora Midiã Ferreira da Secretaria de Saúde. O projeto visa promover a saúde mental dos servidores no Complexo Regulador de Saúde do Estado de Mato Grosso (SUREG/SES-MT) através da conversa e escuta ativa.
Por meio de uma sala reservada para acolhimento dos servidores e com a presença de um profissional da psicologia, onde seriam acolhidas questões relativas ao trabalho, identificação de pontos críticos na comunicação interna e resolução de conflitos pontuais nas equipes. A perspectiva é de promoção à saúde, bem-estar psicossocial e qualidade de vida no trabalho.
“O projeto também inclui estimular a prática de atividade física dos servidores do Complexo Regulador, oferecer espaços adequados à produção de saúde mental e participar das campanhas de prevenção de doenças, de promoção, proteção, recuperação da saúde dos servidores”, explica Midiã.
Atividades esportivas
Também foram entregues os troféus e medalhas para as equipes vencedoras das categorias esportivas. Foram premiados no vôlei as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Planejamento e Gestão (Seplag) e Segurança Pública (Sesp), 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Já os vencedores da Corrida da Inovação foram a Procuradoria Geral do Estado (PGE), 1ª colocada, e as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Fazenda (Sefaz), 2ª e 3ª colocadas, respectivamente.
Outubro Movimente
Idealizado pela Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Sinova/MT em parceria com o MT Saúde, a 2ª edição do “Outubro Movimente – Ideias em Movimento” foi realizado em formato híbrido e gratuito, com painéis, oficinas, mentorias e um desafio de inovação em práticas públicas para os servidores. O evento acontece em outubro devido ao Dia do Servidor Público (28/10).
Fonte: GOV MT