Quem nunca aproveitou as festanças de fim de ano para se esbaldar na ceia? Pensando nisso, o Primeira Página conversou com a nutricionista Beatriz Camargo, que passou algumas dicas para não ficar se sentindo mal, não só após a ceia, mas como pensar e se planejar para o próximo dia.
Planejamento
Segundo a profissional, a melhor forma de encarar qualquer refeição é sempre pensar no antes, durante e depois. A ceia é uma refeição importante, mas é uma tradição que a maioria das pessoas já conhecem, então não é necessário comer de tudo ou exagerar na quantidade.
Algumas pessoas podem não gostar de arroz com passas, por exemplo, então avaliar o que você gosta ou não, o tamanho de sua fome e como você se saiu na ceia do ano anterior podem te ajudar a fazer melhores escolhas na ceia de 2023.
Mantenha a calma
Selecionar com calma os ingredientes e pratos a serem servidos também é um aliado na hora de evitar exageros, conferindo se realmente gosta ou não daquele alimento.
“Já durante a refeição minha dica é, aproveite! Essa é uma refeição com alimentos únicos e especiais da época, então aproveite! Sempre lembrando que o sabor que sentimos acontece apenas enquanto os alimentos estão dentro da nossa boca, é ali que sentimos o gosto e a textura desse alimento. Então pra que a pressa?”
Beatriz Camargo, nutricionista
Realizar a mastigação adequada também auxilia na sensação de saciedade, melhora a digestão, absorção dos alimentos e até mesmo permite apreciar o sabor da comida, sentindo a textura e todos os elementos daquele ingrediente.
Após a ceia
Ao terminar a refeição, avalie como você está, se ainda há a necessidade de repetir o prato, ou se já está saciado. A profissional ressalta que muitas vezes a ideia de fazer um “detox” após a refeição pode ser evitada apenas aproveitando o melhor que a refeição tem a oferecer.
Em todo caso, se exagerou ou comeu um pouco a mais do planejado e está a procura de uma dica, aí vai ela: pegue leve na refeição seguinte! Não é necessário comer as sobras da ceia no café da manhã, respire um pouco.
Tire uma boa noite de sono, beba bastante água e se alimente apenas quando tiver fome novamente.
Fonte: primeirapagina