Está buscando formas de desinchar o corpo? Saiba que alguns chás com propriedades diuréticas e antioxidantes podem ser bons aliados para quem está em processo de reeducação alimentar e enfrenta inchaços ou retenção de líquidos, desde que tomados de forma correta e limitada.
Abaixo, a nutricionista Patrícia Santos explicou ao Primeira Página os cuidados a serem tomados na ingestão de chás e outras práticas naturais que podem te ajudar:
Como acontece o inchaço corporal?
Antes das dicas, vamos esclarecer como ocorre o inchaço corporal. Segundo a nutricionista, tudo começa pela retenção líquida, também chamada de edema, que é quando o líquido sai da corrente sanguínea e se acumula nos tecidos subcutâneos – camada abaixo da pele.
Com o acúmulo de líquidos no tecido subcutâneo, ocorre o inchaço em partes localizadas do corpo, como pés ou pernas, ou no corpo todo.
Essa passagem líquida dos vasos sanguíneos para a camada mais profunda da pele pode ser causada por alterações hormonais, ingestão excessiva de sal ou alimentos industrializados, baixo consumo de água diariamente, excesso de bebidas açucaradas e sedentarismo, como explica a nutricionista.
Chás podem ajudar
É aí que entram os chás naturais como aliados para reverter esse quadro, já que possuem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e antioxidantes, ou seja, aumentam a produção de urina, controlam os processos de oxidação do organismo e ajudam na digestão. São eles:
- 🍵 Chá de hibisco;
- 🍵 Chá-verde;
- 🍵 Chá de cavalinha;
- 🍵 Chá de gengibre;
- 🍵 Chá de dente-de-leão.
Cuidados com chás ⚠️
Apesar das boas propriedades, a nutricionista orienta que essas bebidas devem ser consumidas com cuidado e de forma limitada, entre uma e duas xícaras por dia no período de uma semana.
Doses elevadas podem causar problemas como redução de níveis de minerais importantes para o funcionamento do corpo, como o sódio, potássio e fósforo – essenciais para o equilíbrio do organismo, contração muscular, ritmo cardíaco, fortalecimento de ossos e armazenamento de energia.
“Em alguns casos pode ocorrer desidratação, prejuízos com relação à absorção de nutrientes, devido ao baixo transporte de nutrientes pela corrente sanguínea, problemas intestinais, além de fraqueza muscular e câimbras”, alerta a nutricionista sobre o consumo dos chás em excesso.
Além disso, a profissional afirma que os chás não podem ser a única forma de tentar lidar com casos de retenção líquida.
Outras formas de ‘desinchar’
Além dos chás, alimentos como melancia, abacaxi e melão também podem ser ótimos aliados para auxiliar no processo de controle de líquidos acumulados no corpo.
E para evitar os edemas, hábitos como consumo de água, prática de exercícios frequente, escolhas alimentares saudáveis, redução do consumo de sal e açúcar, ingestão de frutas, legumes e verduras também pode ajudar.
Caso o inchaço e retenção de líquido seja persistente, a nutricionista alerta que é necessário buscar acompanhamento de um médico especialista, para realização de exames e reeducação alimentar.
Fonte: primeirapagina