Sophia @princesinhamt
Notícias

Desenvolvendo uma horta sustentável por meio da compostagem na Escola Lúcia Faccio

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
05/04/2023 às 16:43:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

O projeto de Educação Alimentar e Nutricional realizado nas dependências da Escola Lucia Faccio Tasca, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Nova Mutum, em parceria com o projeto Bem Viver, está estimulando práticas sustentáveis aos alunos e à equipe de colaboradores quanto à compostagem das sobras de alimentos da unidade escolar.

O produto da compostagem está sendo utilizado no cultivo e na adubação da horta escolar. Os alunos participam das atividades e são responsáveis pela manutenção e conservação da horta.

Segunda a diretora Silvia Pizzato, a implantação do projeto na escola trouxe um excelente resultado no dia a dia dos alunos, e ao mesmo tempo está permitindo a mudança dos hábitos das famílias que estão colaborando com o projeto.

Para a secretária municipal de Educação, Elena Maria Maass, a iniciativa ajuda a escola e os familiares dos alunos a diminuir o lixo em casa e preservar o meio ambiente.

“Conferimos de perto os benefícios da compostagem e como a técnica deixa as plantas da horta mais saudáveis. Em vez de se jogar o lixo orgânico, o resíduo pode ser transformado em adubo. A educação ambiental é o caminho para ajudar o meio ambiente”, afirmou a secretária em visita à Escola Lucia Faccio Tasca.

Com a horta escolar, os alunos passaram a plantar as verduras e legumes que são consumidos na escolinha. Atualmente o Centro Municipal de Educação Infantil Integral Monteiro Lobato e a Escola Municipal de Educação Básica Integral Marton Lucca já realizam a compostagem de todo o resíduo orgânico que está sendo utilizado em horta local.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.