Sophia @princesinhamt
Notícias

Descubra qual é o animal mais perigoso para os seres humanos no mundo

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nesta (20) é o Dia Mundial do Mosquito e as doenças transmitidas por ele são as que mais matam seres humanos no mundo. Conforme o Centro de Controle e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), ele é responsável por mais doenças e mortes (17%) que qualquer outro animal no planeta.

2024 word2

O inseto é vetor de agentes infecciosos como bactérias, vírus ou parasitas. Ele não causa as doenças, mas as transmite após entrar em contato, passar por um período de incubação e depois picar um ser ou animal.

Os mosquitos são insetos, considerados animais invertebrados que fazem parte de um grupo mais diversificado do planeta, representando mais que 70% de todas espécies de seres vivos descritos.

A lista de doenças, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), inclui: dengue, febre do Oropouche, chikungunya, zika, malária e febre amarela. Para se prevenir, é ideal o uso de repelentes e de calças e camisas de manga comprida, além do controle do mosquito em ambientes internos e externos.

Os sintomas mais comuns das doenças transmitidas pelos mosquitos são: febre alta que vai e volta; dores pelo corpo; manchas vermelhas na pele; dor de cabeça e nos olhos; desarranjos intestinais; fraqueza e pressão baixa; diminuição da urina, enjoo e vô e até sangramentos pelo corpo.

Caso sinta os sintomas acima, ou alguns deles, procure um médico imediatamente e não tome remédios por conta própria. Alguns medicamentos, como no caso da dengue, podem agravar os sintomas.

Imagem mostra mosquito transmissor da dengue
Mosquito Aedes aegypti (Foto: Ilustrativa | Pixabay)

Elimine os criadouros

  • Feche as caixas d’água
  • Não deixe sacos de lixo abertos
  • Cuidado com o acúmulo de água em pneus
  • Não deixe água parada em vasos de plantas
  • Limpe as calhas
  • Não deixe água parada em garrafas, potes ou vasos
  • Não acumule sucata e lixo

Casos em Mato Grosso

Conforme o Ministério da Saúde, Mato Grosso registrou 41.250 casos prováveis de dengue em 2024 e 22 mortes confirmadas pela doença.

No caso da zika, foram 1.039 casos prováveis e nenhuma morte este ano. Os casos de chikungunya deixaram 11 pessoas mortas e 18.440 casos prováveis.

Conforme o painel de arboviroses, 17 pessoas foram infectadas pela febre Oropouch em Mato Grosso em 2024.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.