O Dia Internacional de Cutucar o Nariz é celebrado nesta quarta-feira, 23 de abril. Apesar da data ser engraçada (e é mesmo), há riscos para quem tem mania de sempre “limpar o salão”. Você sabia?
A região onde o dedo é colocado no nariz tem nome: vestíbulo nasal, ou seja, a entrada do nariz. O otorrinolaringologista Rafael Pontes Ribeiro, de Campo Grande, faz um alerta para quem cutuca o nariz compulsivamente.
“A ponto de se lesionar é chamado de rinotilexania. Cutucar o nariz pode ser prejudicial por várias razões. Primeiro, pode introduzir germes e bactérias nas vias respiratórias, aumentando o risco de infecções. Além disso, o ato de cutucar pode causar danos ao revestimento nasal, resultando em sangramento, irritação e até mesmo infecções mais graves, e não raramente podendo levar o paciente à internação com antibióticos venosos. Também pode levar à formação de crostas e feridas, o que pode tornar a respiração mais difícil. Portanto, é importante evitar cutucar o nariz”
Rafael Pontes Ribeiro, otorrinolaringologista
O médico explica ainda que há momentos certos para limpar o nariz. Quem pratica isso durante o banho, está corretíssimo.
“Nesta hora, as crostas do nariz estão úmidas e moles, e quando saem não causam sangramento nasal”, afirma.
Cuide bem do seu nariz, viu? 👃
Fonte: primeirapagina