O surto de gastroenterite exige cuidados redobrados, com vários pacientes procurando unidades de saúde em Campo Grande. Afinal, quais são os principais sintomas e como se prevenir?
A médica gastroenterologista Laura Piassa de Freitas, que atua na capital de Mato Grosso do Sul, deu informações importantes.
Os principais sintomas da gastroenterite, conforme a médica, são:
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreia
- Dor abdominal
- Dor de cabeça
- Mal estar geral
O clima atual, de altas temperaturas, facilita a proliferação das infecções.
“Clima seco, baixa umidade, essas condições climáticas acabam contribuindo tanto para a proliferação bacteriana quanto a viral, pois ambos gostam de ambientes mais quentes, e ficamos mais desidratados e mais vulneráveis”.
Laura Piassa de Freitas, médica gastroenterologista
Para prevenir, é preciso beber bastante líquido, principalmente água. “Isotônicos, repositores de hidroeletrolíticos, água de coco, também ajudam, mas, principalmente, bebam água potável e filtrada”, completa a médica.
Gastroenterite lota unidades de saúde
No dia 30 de agosto, a Sesau (Secretaria Municipal de Mato Grosso do Sul) divulgou um comunicado oficial informando que os atendimentos de pacientes com gastroenterite ultrapassaram a média diária nas unidades.
“O acompanhamento e monitoramento de doenças diarreicas agudas é realizado semanalmente. Para isso, os serviços de saúde públicos e privados informam o número de casos registrados com sintomas de diarreia com duração de até 14 dias”.
Em períodos regulares, a média dos atendimentos diários ultrapassou 4 mil atendimentos diários.
A Sesau ainda orienta a população a procurar primeiro uma USF (Unidade de Saúde da Família) antes de recorrer a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou CRS (Centro Regional de Saúde).
Fonte: primeirapagina