Única News
Da Redação
O teto do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) localizado no bairro Planalto, em Cuiabá, desabou e a unidade ficou totalmente alagada nessa terça-feira (14), após vento e chuva forte. Por conta do ocorrido, o atendimento no local foi interrompido por tempo indeterminado e os pacientes transferidos.
Atualmente, o Centro Especializado de Reabilitação é responsável pelo atendimento de idosos e crianças que necessitam de tratamentos fisioterapêuticos.
Por ser um prédio antigo, desde muito tempo o local já vinha apresentado problemas na infraestrutura, porém, com as fortes chuvas dos últimos dias, a questão estrutural acabou se agravando.
A secretária Municipal de Saúde explicou que atualmente o imóvel é locado, mas diante das falhas estruturais, o contrato de locação não será mais mantido.
Na tarde do incidente, o prefeito Abilio Brunini e a Secretaria Municipal de Saúde, dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, compareceram ao local e dialogaram com os servidores públicos.
O prefeito determinou que a equipe técnica da saúde avalie quais medidas emergenciais poderão ser adotadas para não prejudicar pacientes.
“Um levantamento será feito para verificar quais unidades de saúde poderão atender idosos e crianças que necessitam dos serviços de saúde. Nossas medidas serão pautadas pela eficiência e economicidade”, explicou Abilio.
A fisioterapeuta Jessica Gonçalves, responsável técnica da unidade de saúde, informou que desde novembro encaminhou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde cobrando providências a respeito da infiltração de água de chuva no local. Porém, não houve nenhum retorno. “Houve uma negligência que está devidamente comprovada por meio de documentos”, revelou.
A Secretaria Municipal de Saúde Lúcia Helena, reforçou que o prédio está comprometido, se tornando um ambiente perigoso para aqueles que ali permanecem.
“Os danos são irreparáveis. Não tem como aproveitar o prédio. A laje está comprometida. Mesmo que troque a parte do telhado vai ficar um ambiente perigoso aos médicos e pacientes. Vamos tomar uma solução a partir da análise das fichas dos pacientes para realocá-los em outras unidades de atendimento”, pontuou Lúcia.
As medidas administrativas para não prejudicar pacientes e retirar móveis já foram providenciadas. Até o momento não foi informado onde os atendimentos irão acontecer ou qual será a localização do novo Centro Especializado.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews