Capacitar novas pessoas capazes de identificar e agir com eficiência a possíveis situações de desastres ou ameaças naturais, bem como auxiliar em ações de prevenção, são um dos principais propósitos do curso de ‘Voluntário de Proteção e Defesa Civil’. A formação foi promovida pela Prefeitura de Diamantino, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e de Agricultura, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Defesa Civil, na última sexta-feira (23.06).
Divididos em módulos, os voluntários puderam aprender ao decorrer da capacitação sobre prevenção e combate a incêndio, noções de atendimento pré-hospitalar, ferramenta de envio de alertas, abrigos temporários, entre outras qualificações.
O superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Luís Cláudio, destacou a importância da capacitação no município de Diamantino.
“Com esse curso de formação, os voluntários capacitados poderão auxiliar nas ações de proteção e defesa civil. Queremos somar esforços para que, caso aconteça em Diamantino um evento desastroso, a Defesa Civil possa ter pessoas para auxiliar neste trabalho”, enfatizou o tenente-coronel BM, Luís Cláudio.
As aulas foram ministradas por agentes da Defesa Civil e ao todo foram mais de 100 pessoas inscritas para participar da qualificação em Diamantino.
Representando a coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil, Ana Cristina dos Santos, comentou sobre o curso e a relevância da capacitação. “Foi um curso muito proveitoso, por meio da capacitação, o voluntário pôde aprender sobre situações que antes pedia para alguém resolver, agora com a capacitação a própria pessoa tem a capacidade de solucionar. Tivemos uma participação massiva da comunidade.”
A participante, Lucinda Maria de Barros, moradora do bairro Pedregal, contou a experiência de capacitação e destacou o que mais gostou durante o curso.
“Eu gostei bastante das aulas, principalmente a prática. Tudo o que aprendi poderei aplicar caso me depare com alguma situação de desastre, ou usar até mesmo em casa. O que eu mais gostei foi aprender de forma correta o manuseio do botijão. Eu como dona de casa, mexo todos os dias com o botijão para fazer comida, e se algum dia acontecer alguma situação adversa eu saberei agora como agir e o que fazer”, contou Lucinda.
Conforme explica a Defesa Civil Estadual, o voluntário em proteção e Defesa Civil auxilia a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução de áreas afetadas por desastres.
Ao final, os participantes receberam certificado emitido pela Defesa Civil Estadual.
Fonte: Assessoria da Prefeitura