Sophia @princesinhamt
Notícias

‘Defensoria assegura tratamento médico para criança indígena em Cuiabá’

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Após uma determinação judicial obtida por meio de ação da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), a criança indígena D.W.K., de seis anos, moradora da Aldeia Santa Isabel do Morro, localizada em Lagoa da Confusão – TO, foi transferida para o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Ela necessita de cirurgia devido a um quadro grave de osteomielite (infecção óssea) e à não consolidação de uma fratura no fêmur.

A ação, que envolveu um pedido de urgência em caráter tutelar, foi movida durante plantão do Núcleo da DPMT em São Félix do Araguaia (1062 km de Cuiabá). Segundo o processo, a criança estava internada no Hospital Municipal, onde havia passado por uma cirurgia anterior, mas seu estado se agravou “exigindo avaliação cirúrgica para reoperação e tratamento da infecção óssea”, relata o processo, que também destaca o risco de evolução para sepse (infecção generalizada) e a possibilidade de complicações irreversíveis que poderiam resultar em deficiência física permanente.

De acordo com o laudo médico, a criança precisava urgentemente de atendimento com especialista em ortopedia infantil, serviço disponível apenas na capital. Após várias tentativas frustradas de transferência devido à falta de vagas na rede pública, a Defensoria Pública obteve uma decisão judicial favorável para que D.W.K. fosse transferida para um hospital em Cuiabá. Ela foi avaliada por um ortopedista especializado e, atualmente, aguarda a realização da cirurgia.

Fonte: hnt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.