Após uma determinação judicial obtida por meio de ação da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), a criança indígena D.W.K., de seis anos, moradora da Aldeia Santa Isabel do Morro, localizada em Lagoa da Confusão – TO, foi transferida para o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Ela necessita de cirurgia devido a um quadro grave de osteomielite (infecção óssea) e à não consolidação de uma fratura no fêmur.
A ação, que envolveu um pedido de urgência em caráter tutelar, foi movida durante plantão do Núcleo da DPMT em São Félix do Araguaia (1062 km de Cuiabá). Segundo o processo, a criança estava internada no Hospital Municipal, onde havia passado por uma cirurgia anterior, mas seu estado se agravou “exigindo avaliação cirúrgica para reoperação e tratamento da infecção óssea”, relata o processo, que também destaca o risco de evolução para sepse (infecção generalizada) e a possibilidade de complicações irreversíveis que poderiam resultar em deficiência física permanente.
De acordo com o laudo médico, a criança precisava urgentemente de atendimento com especialista em ortopedia infantil, serviço disponível apenas na capital. Após várias tentativas frustradas de transferência devido à falta de vagas na rede pública, a Defensoria Pública obteve uma decisão judicial favorável para que D.W.K. fosse transferida para um hospital em Cuiabá. Ela foi avaliada por um ortopedista especializado e, atualmente, aguarda a realização da cirurgia.
Fonte: hnt