A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (20.10) uma ação na estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito de Deciolândia que escolheu a 1ª Garota Outubro Rosa Deciolândia em uma ação que reuniu mais de 100 mulheres.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação teve como propósito a valorização da mulher como um todo e através das atividades realizadas elevar a autoestima de cada uma.
Durante a tarde de celebração as mulheres presentes participaram de palestras que envolveram o cuidado com a autoestima e prevenção do câncer de mama, sorteios, desfile e ao final confraternizaram durante o coffee break servido.
A enfermeira da ESF Deciolândia, Angela Ayala, comentou sobre a decisão de realizar uma celebração, o cuidado e a atenção voltada para a mulher.
“Durante todo o ano realizamos o trabalho preventivo nas mulheres atendidas pela unidade e por isso pensamos em realizar algo diferente no dia D, com uma ação voltada a autoestima, valorização e proporcionando um momento de celebração para todas, sem deixar de mostrar a importância do autocuidado.”
As participantes que realizaram o preventivo no decorrer do ano receberam um convite para desfilar. Ao todo, foram 14 candidatas que se produziram com a temática rosa nas vestimentas e três foram escolhidas para o 1°, 2° e 3° lugar, recebendo o título de “Garota Outubro Rosa Deciolândia”.
Escolhida em 1° lugar, Rosane Vaz Martins, compartilhou como foi sua preparação para participar do desfile.
“Realizei o exame preventivo no início do mês e recebi o convite para participar do desfile, estava na dúvida mas minhas amigas me incentivaram, foi muito emocionante quando entrei na passarela e todo mundo gritou meu nome, foi uma surpresa quando me anunciaram como ganhadora pois estava um pouco nervosa e foi a primeira vez que participei de um desfile na minha vida.”
A responsável técnica da unidade, Claudineia Passos, falou sobre o papel da ESF Deciolândia na realização das ações que aproximam a comunidade.
“Trabalhamos ativamente na busca das nossas pacientes da comunidade e da área rural, seja por telefone ou indo à residência. Realizamos frequentemente ações e roda de conversa aqui na unidade, atuando na prevenção e promoção à saúde e que nos aproxima ainda mais desse paciente e conseguimos realizar uma acompanhamento mais detalhado.”
Convidada pela unidade para palestrar, a fisioterapeuta pélvica especializada em oncologia, Elizama Beltrão, falou sobre a importância de trabalhar a saúde da mulher como um todo durante o tratamento de câncer.
“Hoje trabalharei um assunto pouco falado, contudo primordial que é a autoestima da mulher. Durante um tratamento oncológico devido a cirurgia na mama e a queda do cabelo a autoestima é muito fragilizada. Então conversarei com as mulheres presentes sobre a importância de exercitar a autoestima.”
Fonte: Assessoria da Prefeitura