O quinto episódio do podcast “MT Conectado”, que foi ao ar nesta terça-feira (29.11), traz um bate-papo com Jefferson Neves, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, que conta como a atual gestão fez com que a Arena Pantanal deixasse de ser um “elefante branco” no centro da capital mato-grossense.
“Quando assumimos o Governo, este era um dos nossos principais problemas. A Arena estava sucateada e, se não fosse a coragem do governador Mauro Mendes em nos dar autonomia para, literalmente, pôr a mão na massa, não entregaríamos aquela estrutura que hoje entregamos, referência para o Estado e para o Brasil”, lembra o gestor, acrescentando que a reforma e as melhorias do estádio fizeram com que o local se transformasse em palco para jogos históricos, competições nacionais e internacionais.
“Somos casa para a série A do Campeonato Brasileiro, sediamos a Copa América em 2021 e fomos eleitos o melhor estádio da competição. A Arena Pantanal é um orgulho para a nossa gente, patrimônio do Mato Grosso”, comenta Neves, que cita, ainda, um estudo realizado para que o local receba outros grandes eventos, como shows e atrações nacionais.
Durante o podcast, Jefferson Neves ainda destaca as ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em prol dos esportistas do Estado, por meio do programa Olimpus e das bolsas atleta e técnico, e cita investimentos na área da cultura, que passou por um processo de democratização nesta gestão estadual.
“O Estado passou a olhar para todo mundo. Mudamos a filosofia para trabalhar e estamos tentando atender a todos conforme a sua necessidade. Na Cultura, por exemplo, são R$ 86 milhões já investidos no setor e 18 mil trabalhadores impactados direta e indiretamente com o nosso formato”, ressalta.
O episódio desta semana foi apresentado pela secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, e pelo jornalista Fernando Martins. Confira nos canais de reprodução Spotify e Youtube.
Fonte: GOV MT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entregou nesta terça-feira (29.11) o Selo Iniciativa Amiga da Reserva da Biosfera do Pantanal (RBP), o 1ª concedido para o setor sucroenergético. A empresa contemplada é a Uisa, de Nova Olímpia (213 km distante de Cuiabá).
O certificado foi entregue pela superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Gabriela Priante, que ressalta que a adesão a este Selo é essencial para estimular iniciativas que impactem positivamente o Pantanal mato-grossense.
O coordenador de sustentabilidade da Uisa, Luis Machado, afirma que a certificação vai de encontro com o que a empresa tem buscado para o futuro: ações que impactem positivamente na preservação do meio ambiente. A indústria acaba de alcançar o primeiro lugar na categoria Gestão da Paisagem, do Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais, com o projeto Águas de Guanabara. Desde 2015, já foram plantadas mais de mil árvores nas proximidades de nascentes, por meio deste projeto.
“Hoje preservamos 246 nascentes na cabeceira do Pantanal. Estamos melhorando este ambiente, como estamos inseridos na Bacia do Alto Paraguai, sabemos que essa ação é muito importante para o bioma Pantanal. Esse selo vai ser muito importante para a gente nesta jornada, que tem o respaldo da Sema, e reforça esse compromisso da nossa Companhia”, observa.
A pousada conceituada no setor de turismo ecológico Aymara Lodge, localizada em Poconé, também aderiu à iniciativa. A expectativa é de que este setor ocupe a maioria dos selos concedidos pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal.
Iniciativa Amiga da RBP
Quem se candidatar a receber o selo deve propor etapas alcançáveis, minimizar e impedir prejuízos socioambientais, e, com isso, contribuir para que o Pantanal seja reconhecido por suas belezas e potenciais de produtos e serviços no mercado nacional e internacional.
O pedido de adesão deve ser feito por meio do e-mail [email protected], e o interessado receberá um requerimento padrão e documentação necessária. As iniciativas e empreendimentos aprovados receberão o certificado de reconhecimento do selo, que tem validade de 12 meses.
Após receber a documentação, a Secretaria Adjunta de Turismo irá fazer análise das informações para emitir um parecer técnico simplificado em no máximo 10 dias. O parecer passará pela deliberação do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal que emitirá o certificado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, como órgão gestor do Comitê, acompanha todo o processo.
O Pantanal Mato-grossense, maior planície alagada do planeta, foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2000. O Conselho Nacional e os dois Comitês Estaduais (MT e MS) da Reserva da Biosfera do Pantanal são compostos por órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil, incluindo as universidades e Organizações Não Governamentais.
Fonte: GOV MT
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) informa que as disputas que ocorreriam de 1º a 4 de dezembro pelos Jogos Abertos Mato-grossenses, em Campo Novo do Parecis, foram transferidos para o período de 15 a 18 de dezembro. A mudança ocorre a pedido da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis.
O adiamento não altera as inscrições das equipes participantes e nem as definições tomadas durante o Congresso Técnico, que inclui o sorteio de chaves. Também não haverá sanção quanto à participação na edição do próximo ano caso alguma seleção municipal precise desistir do evento devido à mudança.
Fonte: GOV MT
Fonte: odocumento