Com uma programação dividida entre os meses de junho e julho, uma das participantes foi a agricultora Lair Jacinto de Barcelos Andrade do Assentamento Nossa Terra Nossa Gente. Ela destacou o aprendizado e o quanto tudo que aprendeu mudou sua forma de ver a criação de aves caipira.
Segundo Lair, que tem uma criação de 50 aves, mas pretende ampliar, criava sem qualquer orientação, somente o que conversava com os vizinhos. “Esse curso deu um norte para todos que desconheciam o quanto a criação de aves tem particularidades. Me chamou muita atenção os tipos de doenças e os cuidados necessários para evita-las. Fiquei muito satisfeita com tudo que aprendi”.
A técnica da Empaer, Loana Longo, explica que foi procurada pela Unemat para juntos promoverem o curso. “Como há um grupo de produtoras rurais que já tinha dúvidas sobre criação, manejo e cuidado com aves caipira foi unir o útil ao agradável”.
Lona reforça que o minicurso foi piloto e serviu para ter noção se daria certo, e, como deu, pela participação das produtoras com 100% de presença em todos os dias. “Usamos a metodologia de motivação e cativamos as participantes. O curso foi proveitoso e as dúvidas foram sanadas”
De acordo com o professor de avicultura da Unemat, Cristiano da Cruz, a finalidade do minicurso capacitar os produtores de comunidades rurais de Pontes e Lacerda. “Nosso objetivo é oportunizar mais uma fonte de renda e oportunidade de trabalho com foco na melhoria da qualidade de vida, redução nas desigualdades sociais, segurança alimentar e ter mais uma fonte de proteína tanto na produção de ovos ou na produção de carne”, destaca ele.
O docente ressalta que a criação alternativa de aves caipiras é bem aceita pelo pequeno produtor não somente pela maior resistência das aves, pelos menores índices de mortalidade, boa produtividade, proporcionando ao pequeno produtor o ingresso na atividade avícola com investimentos iniciais bem menores, poucos riscos e uma atividade considerável e rentável.
Também participaram da iniciativa o professor Heitor José Bento, a médica veterinária da Empaer, Laura Peixoto de Arruda, os discentes Lucas de Freitas Gomes e Nívia Chave da Silva e a médica veterinária do município, Rafaela Sanchez de Lima
Fonte: @empaer_mt